DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM EM SERVIÇO DOS ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM TRABALHO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BARCELONA (2014-2017)

Autores/as

  • Violeta Quiroga Raimundez Universidade de Barcelona
  • Paula Duran Monfort Universitade de Barcelona
  • Erica Rodríguez Cruz Universidade de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4371

Palabras clave:

Aprendizagem em serviços; Inovação docente; Trabalho social.

Resumen

Este artigo apresenta um programa de inovação docente, centrado na metodologia de Aprendizagem em Serviços, desenvolvido no curso de Trabalho Social da Universidade de Barcelona. O objetivo foi avaliar os efeitos que tiveram sobre a aprendizagem dos alunos que participaram e, para isso, utilizou-se uma metodologia mista, com a aplicação da técnica de questionário e grupo de discussão. Os resultados do estudo mostram os benefícios para os estudantes que participam deste tipo de projeto, desde o primeiro curso de formação. Favorece a abordagem da realidade social e da profissão de Serviço Social. Promove a aprendizagem de conteúdos curriculares, o desenvolvimento do pensamento crítico e o compromisso social. A avaliação feita destaca as recomendações para melhorar o programa e o desenvolvimento desta metodologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2018-10-19

Cómo citar

QUIROGA RAIMUNDEZ, V.; DURAN MONFORT, P.; RODRÍGUEZ CRUZ, E. DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM EM SERVIÇO DOS ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM TRABALHO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE BARCELONA (2014-2017). Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 30, p. 271-295, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i30.4371. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4371. Acesso em: 23 nov. 2024.