EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4376Palabras clave:
Educação Integral; Educação em tempo integral; percepção de estudantes.Resumen
O objetivo deste artigo é ampliar as reflexões sobre educação integral de forma a contribuir para a compreensão – partindo do ponto de vista dos estudantes – das políticas educacionais voltadas para a ampliação da jornada escolar nas escolas públicas, analisando se estas têm corroborado para a efetivação da educação integral e emancipatória. Aqui estão sendo apresentados os resultados de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no município de Santarém, estado do Pará, no ano de 2017. A metodologia compreendeu as seguintes fases: revisão de literatura; levantamento documental; observação na escola; aplicação de questionários aos estudantes. A escola pesquisada apresenta limitações em seus espaços, mesmo tendo sido planejada para o funcionamento em tempo integral. Buscou-se identificar e compreender pela percepção dos estudantes, o tempo mais prolongado que ficam na escola, as atividades/oficinas a eles ofertadas incluindo visitas externas. Fez-se uma pergunta mais abrangente sobre a escola propiciar-lhes educação integral. Os resultados revelam a importância de ouvir os estudantes, para que se sintam parte do processo, tornem-se comprometidos, participativos, curiosos, críticos. Concluímos que a proposta pedagógica da escola pesquisada pode ser enriquecida com a ampliação dos sujeitos da comunidade escolar na elaboração/revisão do projeto pedagógico uma vez que os problemas apontados são factíveis de solução e se trabalhados adequadamente, podem gerar importantes aprendizados tanto para os membros da escola quanto para as reflexões mais amplas em torno da educação integral.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.