EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES

Autores/as

  • Anselmo Alencar Colares Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Gabriele Nayra Carvalho Oliveira Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4376

Palabras clave:

Educação Integral; Educação em tempo integral; percepção de estudantes.

Resumen

O objetivo deste artigo é ampliar as reflexões sobre educação integral de forma a contribuir para a compreensão – partindo do ponto de vista dos estudantes – das políticas educacionais voltadas para a ampliação da jornada escolar nas escolas públicas, analisando se estas têm corroborado para a efetivação da educação integral e emancipatória. Aqui estão sendo apresentados os resultados de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no município de Santarém, estado do Pará, no ano de 2017. A metodologia compreendeu as seguintes fases: revisão de literatura; levantamento documental; observação na escola; aplicação de questionários aos estudantes. A escola pesquisada apresenta limitações em seus espaços, mesmo tendo sido planejada para o funcionamento em tempo integral. Buscou-se identificar e compreender pela percepção dos estudantes, o tempo mais prolongado que ficam na escola, as atividades/oficinas a eles ofertadas incluindo visitas externas. Fez-se uma pergunta mais abrangente sobre a escola propiciar-lhes educação integral. Os resultados revelam a importância de ouvir os estudantes, para que se sintam parte do processo, tornem-se comprometidos, participativos, curiosos, críticos. Concluímos que a proposta pedagógica da escola pesquisada pode ser enriquecida com a ampliação dos sujeitos da comunidade escolar na elaboração/revisão do projeto pedagógico uma vez que os problemas apontados são factíveis de solução e se trabalhados adequadamente, podem gerar importantes aprendizados tanto para os membros da escola quanto para as reflexões mais amplas em torno da educação integral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2018-10-19

Cómo citar

ALENCAR COLARES, A.; NAYRA CARVALHO OLIVEIRA, G. EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 30, p. 312-329, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i30.4376. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4376. Acesso em: 21 nov. 2024.