DISCUTINDO CONCEPÇÕES SOBRE SEXUALIDADE INFANTIL: UM TEMA DELICADO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4682Palabras clave:
Crianças. Educação infantil. Sexualidade infantilResumen
Esta pesquisa objetiva analisar as concepções construídas por três professoras da rede
privada de um município do Rio Grande do Sul, no nível da educação infantil, em relação às manifestações da sexualidade infantil. Desde muito pequenas as crianças expressam curiosidades sobre o seu corpo e o corpo dos outros, exploram e descobrem o que lhes causam dor, prazer e desconforto. As concepções acerca da temática, ainda se configuram como algo assustador e proibido,
fazendo com que a sexualidade infantil, permaneça, na maioria das vezes uma incógnita ao olhar adulto. Os estudos teóricos estão baseados em Louro (2008), Schindhelm (2013), Weeks (2000) entre outros e outras. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho exploratório, tendo como principal ferramenta para a produção dos dados a entrevista desencadeada a partir de palavras e imagens utilizadas como evocadoras de memória. O resultado do processo foi organizado a partir de narrativas das professoras, e a análise centrou-se no destaque de percepções, concepções e ideias que
as professoras foram expressando em suas entrevistas. Como resultados da pesquisa pode-se perceber
que a discussão sobre sexualidade infantil está repleta de preconceitos e tabus. As professoras não se sentem preparadas para trabalhar esses aspectos com as crianças. Os espaços para a discussão e reflexão sobre a sexualidade infantil são quase inexistentes, prevalecendo o não dito.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.