DISCUTINDO CONCEPÇÕES SOBRE SEXUALIDADE INFANTIL: UM TEMA DELICADO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4682Palavras-chave:
Crianças. Educação infantil. Sexualidade infantilResumo
Esta pesquisa objetiva analisar as concepções construídas por três professoras da rede
privada de um município do Rio Grande do Sul, no nível da educação infantil, em relação às manifestações da sexualidade infantil. Desde muito pequenas as crianças expressam curiosidades sobre o seu corpo e o corpo dos outros, exploram e descobrem o que lhes causam dor, prazer e desconforto. As concepções acerca da temática, ainda se configuram como algo assustador e proibido,
fazendo com que a sexualidade infantil, permaneça, na maioria das vezes uma incógnita ao olhar adulto. Os estudos teóricos estão baseados em Louro (2008), Schindhelm (2013), Weeks (2000) entre outros e outras. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho exploratório, tendo como principal ferramenta para a produção dos dados a entrevista desencadeada a partir de palavras e imagens utilizadas como evocadoras de memória. O resultado do processo foi organizado a partir de narrativas das professoras, e a análise centrou-se no destaque de percepções, concepções e ideias que
as professoras foram expressando em suas entrevistas. Como resultados da pesquisa pode-se perceber
que a discussão sobre sexualidade infantil está repleta de preconceitos e tabus. As professoras não se sentem preparadas para trabalhar esses aspectos com as crianças. Os espaços para a discussão e reflexão sobre a sexualidade infantil são quase inexistentes, prevalecendo o não dito.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.