PRÁCTICAS EDUCATIVAS Y FORMACIÓN DE IDENTIDAD DE LA INFLUENCIA DE FACEBOOK: UN ESTUDIO CON ADOLESCENTES DE UNA ESCUELA PÚBLICA DENTRO DE CEARÁ, BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5687

Palabras clave:

Modernidad, Facebook, Redes sociales

Resumen

Este artículo trata de demostrar que la red social de Facebook impulsa la conveniencia del pequeño consumo de energía de la red. En este artículo, existe una sensibilidad de interacción para una identidad constructiva, en el contenido actual de las publicaciones de los límites personales. La investigación incluyó el muestreo de adolescentes del tercer año de preparatoria de una coalición pública de Quixadá, estado de Ceará. Los temas relacionados con Facebook se abordaron a través de la metodología de la rueda de conversación, como una técnica de mayor interactividad entre los participantes. Los resultados indican que el uso de Facebook permite una variedad de interacciones que proporcionan cambios y transformaciones cuando se navega por el mundo en el ciberespacio infinito. Resulta que Facebook se presenta como un medio comunicativo e informativo muy influyente en la identidad de los jóvenes y en su visión del mundo y del otro.

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Biografía del autor/a

Karla Renata de Aguiar Muniz, Universidade Federal do Ceará - Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Pós-graduanda em Gestão Cultural pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e Pós-graduanda em Psicologia Forense e Jurídica pela Faculdade UNYLEYA; Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Católica (UNICATÓLICA) de Quixadá-CE. É integrante do Grupo de Pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS), da UNILAB/CNPq.

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira -Brasil

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Graduação (Licenciatura Plena) em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduação (Licenciatura Plena) em Pedagogia pela Faculdade Kurius (FAK). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) e Professor do Curso de Graduação em Administração Pública presencial, ambos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Professor Pesquisador vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Ceará (UFC). É Líder do Grupo de Pesquisa GPS (Gestão de Políticas Sociais) da UNILAB/ICSA/CNPq e Pesquisador integrante do Núcleo de História e Memória da Educação - NHIME da UFC/CNPq.

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará - Brasil

Pós-doutor pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Graduado em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC). É professor de graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Ceará e Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC).

Publicado

2019-10-01

Cómo citar

MUNIZ, K. R. de A.; XAVIER, A. R.; SANTANA, J. R. PRÁCTICAS EDUCATIVAS Y FORMACIÓN DE IDENTIDAD DE LA INFLUENCIA DE FACEBOOK: UN ESTUDIO CON ADOLESCENTES DE UNA ESCUELA PÚBLICA DENTRO DE CEARÁ, BRASIL. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 35, p. 372-388, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i35.5687. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5687. Acesso em: 22 jul. 2024.