Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais

Autores/as

  • Úrsula Nascimento de Sousa Cunha

Palabras clave:

Gêneros textuais, Letramento, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Resumen

As instituições de ensino, em seus moldes atuais, estão sendo consideradas, por teóricos e educadores, como instituições falidas, que não cumprem mais sua missão: integrar o indivíduo ao meio social em que vive. Isto se deve porque escolas impõem um modo único de saber, não se adaptando ao pluralismo cultural. Por isso, mudanças de paradigmas são necessárias, com o objetivo de tornar mais eficiente o dia-a-dia escolar. Este artigo discute a necessidade de ressignificação do trabalho do professor para que este, independente de sua área de atuação, utilize o ensino da leitura e da escrita como prática social, considerando suas próprias experiências e teorias acadêmicas fundamentadas. Dessa forma serão promovidas mudanças significativas na escola, para que esta possa ser um instrumento de inserção do sujeito na sociedade pós-moderna. Para cumprir esse intento os professores, profissionais da esperança, devem ser estimulados a uma verdadeira inovação pedagógica, fundamentada em práticas e concepções educacionais, mediada também pela Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

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Publicado

2010-08-26

Cómo citar

DE SOUSA CUNHA, Úrsula N. Leitura e escrita no ensino fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 6, n. 8, p. 123-138, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/621. Acesso em: 23 ene. 2025.