A LITERATURA DE CORDEL: UM RECURSO INOVADOR NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6630

Palavras-chave:

Literatura de Cordel, Recurso Pedagógico, Ensino Religioso

Resumo

A literatura de cordel é recurso inovador capaz de propiciar aos docentes, sobretudo, de Ensino Religioso (ER), um ótimo resultado educacional para empolgar e instigar os estudantes nas aulas síncronas e assíncronas. Esse gênero literário como experimento pedagógico, ainda é pouco utilizado nas escolas. Portanto, o presente artigo trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou da entrevista semiestruturada na coleta de dados numa amostra que contou com 08 educadores de ER. Através da Análise de Conteúdo de Bardin (2020), foi constatado que todos os professores conheciam a Literatura de Cordel, dos quais seis afirmaram sua utilização como recurso pedagógico. Sobre sua inserção no ER, cinco participantes declararam que o emprego deste gênero na sala de aula era formidável devido sua pluralidade e diversidade de temas. Concluindo-se assim que a Literatura de Cordel, por sua acessibilidade oportuniza ao estudante um ensino inovador, lúdico e contextualizado.

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Biografia do Autor

Lusival Antonio Barcellos, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, da Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos em intolerância, Diversidade e Imaginário (VIDELICET).

Paula Marques Pessoa de Aquino, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, da Universidade Federal da Paraíba. Membro do Laboratório de Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial de Pesquisa (LAPPLAE). Bolsista da CAPES.

Vitória da Cunha Ferreira, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, da Universidade Federal da Paraíba. Membro do Laboratório de Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial de Pesquisa (LAPPLAE). Bolsista da CAPES.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

BARCELLOS, L. A. .; AQUINO, P. M. P. de .; FERREIRA, V. da C. . A LITERATURA DE CORDEL: UM RECURSO INOVADOR NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 388-405, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.6630. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6630. Acesso em: 18 abr. 2024.