AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO CEARÁ E AS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY – O PROTAGONISMO DO SPAECE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6954

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Qualidade Educacional, Política de accountability

Resumo

As avaliações externas são instrumentos que visam mensurar a qualidade educacional ofertada por redes de ensino e fundamentam inúmeras políticas de accountability. Esse artigo visa a análise de dados colhidos a partir da aplicação dessas avaliações que servem para verificar a evolução da qualidade educacional de rede pública do Ceará e de grupos de escolas cearenses com desempenhos diferentes. Para isso, utilizou documentos legais e produção científica de especialistas na área que pudessem embasar a análise desses dados e contribuir com uma visão crítica das avaliações como instrumentos fomentadores das necessidades do mercado. Tais análises mostraram que a educação pública cearense vem avançando, no entanto, as desigualdades entre escolas persistem, o que reforça a ideia de que políticas de melhoria devem levar em consideração uma série de fatores e especificidades das escolas e das redes além dos resultados dessas avaliações.

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Biografia do Autor

Luciano Nery Ferreira Filho, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professor da Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE) – Fortaleza/CE-Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/UECE).

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutora em Educação; Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza/CE-Brasil; Vice-lider do Grupo de Pesquisa em Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA/UECE).

José Airton de Freitas Pontes Junior, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutor em Educação; Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza/CE-Brasil; Líder do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA).

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

FILHO, L. N. F. .; VIDAL, . E. M. .; PONTES JUNIOR, J. A. de F. . AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO CEARÁ E AS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY – O PROTAGONISMO DO SPAECE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 452-471, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.6954. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6954. Acesso em: 18 abr. 2024.