CONTRIBUCIONES DEL PROGRAMA DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO DE GEOGRAFÍA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6990

Palabras clave:

Formación Docente , Geografía , Programa de Residencia Pedagógica

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo desarrollar y socializar reflexiones sobre el potencial del Programa de Residencia Pedagógica (PRP) para la formación docentes, basado en la experiencia del subproyecto de Geografía en la Universidad Federal de Espírito Santo (UFES). Por esta razón, las contribuciones de la Historia Oral se utilizaron como un enfoque teórico-metodológico (BOM MEIHY, 1996), realizando entrevistas con residentes pedagógicos y maestros/preceptores, centrándose en sus percepciones, conocimientos y acciones sobre la contribución. del programa de formación del profesorado de Geografía. Como resultado, se observó que el PRP está configurado como una oportunidad para complementar la experiencia de pasantías obligatorias, permitiendo una serie de experiencias que los graduados probablemente solo enseñaría, además de contribuir a la capacitación continua de los estudiantes/profesores/preceptores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Vilmar José Borges, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Doutor em Educação Escolar pela UNESP (Araraquara-SP), Brasil. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Pesquisador e líder do grupo de pesquisa (CNPq) Narrativas, memórias, saberes e fazeres de professores de Geografia e de História da Educação Básica (UFES).

Lucas de Souza Leite, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Mestrando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); Pesquisador do grupo de pesquisa (CNPq) Políticas, Gestão e Inclusão Escolar (UFES)

Marcone Henrique de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Mestrando em Geografia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil; Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG); Pesquisador do laboratório de Geografia da Saúde (UFES).

Citas

BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 1996.
BORGES, V. J. e BITTE, R. C. F. Estágio Curricular Supervisionado: identidade e sabers docentes. Educação em Perspectiva. Viçosa-MG, v.9, n.1, p.30-47, 2018.
BORGES, Vilmar José. Modos de realizar estágio curricular supervisionado em geografia: vozes de professores supervisores e professores parceiros na Região Sudeste (Brasil) / Vilmar José Borges – 2012. 250 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. São Paulo, 2012.
BRASIL. CAPES. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação 2018.
_______. CAPES. Portaria n.º 45, 12/03/2018. Brasília: Ministério da Educação 2018.
_______. CAPES. Portaria n.º 35, 28/09/2018. Brasília: Ministério da Educação 2018.
_______. Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Disponível: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman& view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192>
_______. Resolução 01/2002, de 18.02.2002, do Conselho Nacional de Educação. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de Graduação plena. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>. Acesso em 02.02.2009.
BRASIL. Resolução 02/2002, de 19.02.2002, do Conselho Nacional de Educação. Institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura, de Graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em 02.02.2009.
_______. Parecer CNE/CP 28/2001 de 02.10.2001, do Conselho Nacional de Educação. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de Graduação plena. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf>. Acesso em 02.02.2009.
_______. Parecer CNE/CP 27/2001, de 02.10.2001, do Conselho Nacional de Educação. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 9/2001, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em Cursos de Nível Superior. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/027.pdf>. Acesso em 02.02.2009
_______. Parecer CNE/CP 21/2001, de 06.08.2001, do Conselho Nacional de Educação. Dispõe sobre a duração e carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de Graduação plena. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/021.pdf>. Acesso em 02.02.2009.
_______. Parecer CNE/CP 009/2001 de 08.05.2001, do Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de Graduação plena. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em 02.02.2009.
CHEVALLARD, Y. La Transposition Didactique: Du Savoir Savant au Savoir Ensigné. Grenoble, La pensée Sauvage. 1991.
DELEUZE. Gilles; GUATTARI. Félix. Mil Platôs (Capitalismo e Esquizofrenia) Vol. 1 Editora 34, 1ª Ed. (1995) (Esgotado) Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa .
FARIA, Juliana Batista; PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Residência Pedagógica: afinal, o que é isso? Rev. de Educação Pública. V.28, n.º 68, p.333-356, Agosto, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333226811_Residencia_pedagogica_afinal_o_que_e_isso. Acesso em 19 de Set. de 2019.
GATTI, Bernadete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.
ICHIKAWA, Elisa Yoshie; SANTOS, Lucy Woellner dos. Vozes da História: Contribuições da História Oral à Pesquisa Organizacional. In: Encontro Nacional da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Administração., 27, 2003, Atibaia. Anais... Atibaia: ANPAD, 2003. 1 CD.
LIMA, Elmo de Souza. A formação continuada como espaço de reorientação curricular: reflexões teórico-metodológicas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v.15, n.41, 2018.
NÓVOA, Antônio. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Nada substitui o bom professor. Palestra proferida no Sindicato dos Professores de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2019.
NÓVOA, António. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019.
NÓVOA, António. Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores. Unidade Teoria e Prática? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
TARDIF, Maurice. O que é saber da experiência no ensino? In: ENS, Romilda T.; VOSGERAU, Dilmeri S. R.; BEHRENS, Marilda A. (Orgs.). Trabalho do professor e saberes docentes. Curitiba: Champagnat, 2009. p. 25-39.
VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas: Papirus, 2009.
Fontes Orais
BARROS, Luciane Sarmento Firme Soneghet. Depoimento. [set. 2019]. Entrevistador: Lucas de Souza Leite. Vitória - ES, 2019.
CARNEIRO. Rômulo Marconi. Depoimento. [set. 2019]. Entrevistador: Marcone Henrique de Freitas. Vila Velha - ES, 2019.
CORADINI, Natália Barbosa. Depoimento [set. 2019]. Entrevistador: Jordano Gêra Bitencourt. Serra - ES, 2019.
COSTA, Thaís Barbosa. Depoimento. [set. 2019]. Entrevistador: Jordano Gêra Bitencourt. Vitória - ES, 2019.
NASCIMENTO, Carlos Alberto da Silva. Depoimento. [set. 2019]. Entrevistadores: Jordano Gêra Bitencourt e Marcone Henrique de Freitas. Serra - ES, 2019.
RICARDO, Thainá Guimarães. Depoimento. [set. 2019]. Entrevistador: Marcone Henrique de Freitas. Vila Velha - ES, 2019.
SANTOS, Artur Bastos. Depoimento. [set. 2019]. Entrevistador: Marcone Henrique de Freitas. Vila Velha - ES, 2019.
SANTOS, Karolayne Pinheiro dos. Depoimento. [set. 2019]. Entrevistador: Lucas de Souza Leite. Vitória - ES, 2019.
ZANDONADI, Cecília Uliana. Depoimento. [set. 2019]. Entrevistador: Lucas de Souza Leite. Vitória - ES, 2019.

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

BORGES, V. J.; LEITE, L. de S.; FREITAS, M. H. de. CONTRIBUCIONES DEL PROGRAMA DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO DE GEOGRAFÍA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 618-638, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.6990. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6990. Acesso em: 24 ago. 2024.