A crise do magistério público brasileiro no século XXI: repercussões na identidade do professor da educação básica
Palabras clave:
Escola pública no Brasil, Profissão docente, Valorização do magistérioResumen
O problema desta pesquisa decorre das reflexões sobre a desvalorização do magistério no Brasil e funda-se historicamente na má remuneração e banalização da profissão docente. O pressuposto é de que o (re) desenho do magistério passa por políticas públicas de valorização e reconhecimento da relevância social do ser professor. A indagação orientadora aponta para a seguinte questão: em que situação sócio-histórica se encontra o magistério público brasileiro na educação básica no século XXI e que caminhos podem ser percorridos na direção do (re) desenho do cenário atual? A metodologia utilizada apoia-se na abordagem qualitativa, operacionalizada mediante questionário aberto e semiestruturado. Os resultados da pesquisa priorizem a qualidade atrelada à quantidade, fazendo com que as pessoas sejam mais importantes do que as estruturas.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.