As políticas de ações afirmativas para a população negra: a Lei 10639/03 e seus dispositivos legais

Autores/as

  • Zilmar Santos Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.942

Palabras clave:

Ações afirmativas, Educação das relações étnico raciais, População negra

Resumen

Neste artigo, discutimos o processo de criação de políticas de ações afirmativas para a população negra no cenário brasileiro, de forma a evidenciar sua importância no contexto educacional.  O estudo tem por objetivo analisar a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais nos cursos de formação docente de uma instituição pública de ensino superior no norte de Minas Gerais. Para isso tomamos como referência a Lei 10639/03 que instituiu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica, como uma das principais ações afirmativas para a população negra no campo educacional. Os resultados apontaram que as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico Raciais, não encontram-se em processo de implementação, as ações que vem sendo realizadas ainda são pontuais. Foi constatado problemas com uma inclusão normativa que depende de muitos passos para ser bem sucedida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2016-11-25

Cómo citar

CARDOSO, Z. S. As políticas de ações afirmativas para a população negra: a Lei 10639/03 e seus dispositivos legais. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 24, p. 284-308, 2016. DOI: 10.22481/praxis.v13i24.942. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/942. Acesso em: 29 nov. 2024.