O processo de escolarização primária no município de Mandaguari-PR (1940 – 1980)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11150Palavras-chave:
educação primária, história da educação, escola ruralResumo
A escolarização primária é tema deste artigo que tem como objetivo a reconstituição histórica dos processos de institucionalização e expansão das escolas de ensino primário nas áreas urbana e rural do município de Mandaguari-PR, tomando como recorte temporal as décadas de 1940 e 1980. O artigo está inserido na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação sendo organizado a partir de fontes documentais e iconográficas caracterizadas pelas leis e decretos que autorizaram o funcionamento das instituições escolares. O artigo indaga como ocorreu o processo de institucionalização e expansão das escolas de ensino primário no município de Mandaguari-PR. A educação urbana pode ser dimensionada em dois períodos: da escola Isolada Lovat (1937) ao Grupo Escolar Mandaguari (1946), da criação do Ginásio Estadual de Mandaguari ao Complexo Escolar Professora Hilda de Oliveira (1973 a 1988). A educação rural (1950 a 1980) compreendia cerca de 38 escolas isoladas, localizadas na zona rural do município e que eram, normalmente, construídas em madeira, contavam com estruturas precárias, poucos recursos e apenas um professor responsável pela escola. A reconstituição da escolarização primária, nas áreas urbana e rural, permitiu a compreensão do processo de colonização norte-paranaense e sua relação com a história do município de Mandaguari, revelando o movimento da história dos homens e da educação naquele período histórico.
Downloads
Metrics
Referências
ANDRADE, Rodrigo Pinto de. História e historiografia da escola luterana Concórdia de Marechal Cândido Rondon (1955 – 1969). Orientador: Prof. Dr. Cézar de Alencar Arnaut de Toledo.2011. 265 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011.
BARION, Isabel Francisco de Oliveira. Educação em Cambé: história e memória da escola bratislava (1934 – 1949). Orientador: Prof. Dr. Cézar de Alencar Arnaut de Toledo. 2014. 197f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014.
BERTONHA, Vitorina Cândida Corrêa Bertonha. Da escola isolada ao grupo escolar: o processo de escolarização primária em Sarandi-PR (1953 – 1981). Orientadora: Dra. Maria Cristina Gomes Machado. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.
BRASIL. Decreto-lei n.º 8.530, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. 1946. Rio de Janeiro, 2 de janeiro de 1946. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/del8530.htm Acesso em: 25 jul. 2022.
BRASIL. Lei n.º 5.692, de 11 de agosto de 1971.1971 Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm Acesso em: 6 abr. 2021.
CORNICELLI, Elena Pericin Gomes. História da educação rural de a
Astorga: práticas educativas e organização institucional da escola rural Água Astorga (1957 – 1980). Orientadora: Ednéia Regina Rossi. 2015. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.
FARIA, Thais Bento. Em traços de modernidade: a história e a memória do grupo escolar “Hugo Simas” (Londrina-PR, 1937 – 1972). Orientador: Analete Regina Schelbauer. 2010. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.
FARIA, Jordana Ferreira de. A cultura escolar como produto de um lugar: uma escola primária rural do interior paranaense (1950 – 1970). Orientadora: Ednéia Regina Rossi. 2018. 219f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
FILIPIM, Priscila Viviane de Souza. A institucionalização da educação pré-escolar municipal de Maringá: do ‘parquinho infantil’ a unidade polo de ação da pré-escola - Upape (1969 – 1974). Orientadora: Ednéia Regina Rossi. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014.
FONTES. Elizabeth Ana; BIANCHINI. Nair de Matos. Mandaguari e sua história. Maringá: Gráfica Clichetec. 1987.
GONÇALVES, Estefane Francisca. A primeira escola normal do norte do Paraná: Jacarezinho (1938 – 1973). Orientadora: Analete Regina Schelbauer. 2018. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
HERVATINI, Luciana. A escola normal regional e suas práticas pedagógicas: dois retratos de um mesmo cenário no interior do Paraná. Orientadora: Profª. Drª. Analete Regina Schelbauer. 2011. 256 fl. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2011.
HUSS, Silvana Rodrigues Malheiro. O processo de escolarização no município de Mandaguari-PR (1949 – 1988). Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Gomes Machado2012. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 1º de julho de 1950. VI Recenseamento Geral do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1953.
LIMA, Aldivina Américo. Ginásio Maringá (1952 – 1963): história da implantação de uma instituição escolar. Orientador: Prof. Dr. Cézar de Alencar Arnaut de Toledo. 2011. 336f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011.
LIMA, Rosangela de. História do ensino primário rural em Cianorte-PR (1950 – 1990). Orientadora: Analete Regina Schelbauer. 2015. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.
MALDONADO, Sirley Biage. História da escola primária rural de Jandaia do Sul-PR (1940 – 1980). Orientadora: Analete Regina Schelbauer. 2020.131f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá, 2020.
PIOLA, Geslaine Cristina Tamião. A cultura escolar: colégio Paroquial Santo Inácio, suas festas e comemorações (1957 – 1965). Orientadora: Prof.ª Drª. Ednéia Regina Rossi. 2013. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.
SACCHELLI, Gabriela da Silva. Educação rural no município de Apucarana-PR (1940 – 1990): espaços, instituições escolares e professores. Orientadora: Analete Regina Schelbauer. 2019. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.
SANFELICE, José Luís. História, instituições escolares e gestores educacionais. Revista Histedbr On-Line, Campinas, n. especial, p. 20-27, ago. 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4912/art4_22e.pdf. Acesso em: 02 fev. 2022.
SANFELICE, José Luis. História das instituições escolares. In: NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SANDANO, Wilson; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (org.). Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas: Autores Associados, 2007, p. 75-93.
SANFELICE, José Luis. História e historiografia de instituições escolares. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 35, p. 183–200, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i35.8639622. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639622. Acesso em: 1 fev. 2022.
SCHELBAUER, Analete Regina; GONÇALVES NETO, Wenceslau. Ensino primário no meio rural paranaense: em foco as escolas de trabalhadores rurais e de pescadores entre as décadas de 30 e 50 do século XX. Cadernos de História da Educação. UFU, v. 12, n. 1, p. 83-107, jan./jun. 2013.
SCHELBAUER, Analete Regina. Da roça para a escola: institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no Paraná (1930 – 1960). Hist. Educ., Porto Alegre, v. 18, n. 43, p. 71-91, maio/ago. 2014.
SILVA, José Adalberto Firmino. Mandaguari e sua história. Maringá, PR, 1982.
WACHOWICZ, Ruy Christowam. História do Paraná. 9. ed. Curitiba: Imprensa Oficial do Paraná, 2001, 360 p.
WANISHI, Maria Miduri Nodak. História e memória da escola de aplicação Monsenhor Celso, primeira instituição oficial para educação infantil do município de Astorga/PR: em destaque o currículo pré-escolar (1972-1974). Orientadora: Elaine Rodrigues. 2017. 131f. Dissertação (mestrado em educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
ZAMFERRARI, Jaqueline Gomes. Histórias e memórias de professoras rurais do município de Maringá-PR (1951 – 1982). Orientadora: Elaine Rodrigues. 2020. 178f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.