Trajetória profissional de professores de matemática experientes na busca pela profissionalização docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11645

Palavras-chave:

Educação Matemática, formação de professores, identidade profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes que marcaram a sua Identidade Profissional (IP) na busca pela profissionalização docente. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo. Os quatro professores investigados atuam/atuaram por mais de dez anos na Educação Básica ou na formação inicial e continuada de professores. As ações da trajetória profissional dos professores investigados que marcaram a sua IP na busca pela profissionalização docente estão associadas à: compreensão de conteúdos matemáticos e de como ensiná-los; defesa e fundamentação de suas crenças/concepções a respeito da prática do professor; organização do trabalho docente para desenvolver uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório. Conclui-se que estudar ações da trajetória de professores experientes em contextos de formação pode representar uma alternativa para que (futuros) professores sejam provocados a (re)pensar seus processos de aprendizagem profissional na busca de sua profissionalização.

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Biografia do Autor

Julio Cezar Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - Brasil

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Docente da Educação Básica no Estado do Paraná - Brasil. Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática (Gepefopem). Contribuição de autoria na obra: Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Investigação, Metodologia.

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Docente na Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.  Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática (Gepefopem). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.  Contribuição de autoria na obra: Análise Formal, Conceituação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento.

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Publicado

2023-08-09

Como Citar

OLIVEIRA, J. C. R. de; CYRINO, M. C. de C. T. Trajetória profissional de professores de matemática experientes na busca pela profissionalização docente. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11645, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11645. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11645. Acesso em: 21 dez. 2024.