Game studies e as abordagens baseadas em jogos no contexto educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11773

Palavras-chave:

aprendizagem baseada em jogos, educação, game studies, gamificação

Resumo

No presente artigo, partimos de uma perturbação que emerge no contexto da pesquisa dos autores ao desenvolver diferentes práticas pedagógicas pautadas no pensamento de jogos que, por muitas vezes, causam polifonia de significados. Assim, buscamos identificar os aspectos que diferenciam as abordagens baseadas em game studies, aqui caracterizados como a apropriação dos jogos enquanto artefatos presentes no cotidiano dos seres humanos, por meio da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos. Tratam-se de práticas que se originam a partir das características dos jogos, apontadas por Huizinga (2019), e que se configuram atualmente em diversos contextos, envolvendo tanto os jogos como produto final, como os seus elementos e mecânicas. Na área da educação, evidenciamos que ambas se encontram presentes, se popularizando nos últimos anos como forma de engajamento dos estudantes. Acreditamos, contudo, que a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos potencializam a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades na medida em que promovem a interação, imersão e representação. Por meio de uma revisão bibliográfica, configuramos um inventário de autores que tratam dos jogos e problematizam estas abordagens a partir de uma visão sistêmica, em contextos educacionais. Como resultado de nossas análises, identificamos que suas potencialidades não se resumem apenas ao engajamento, pois geram novas configurações de espaço e ampliam as formas de interação, participação e expressão de estudantes e professores na construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Eduardo Lorini Carneiro, Universidade La Salle - Brasil

Mestre e doutorando do PPG em Educação da Universidade La Salle; membro do Grupo COTEDIC UNILASALLE/CNPq e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).

Contribuição de autoria: autor.

Luciana Backes, Universidade La Salle - Brasil

Professora do PPG em Educação de Universidade La Salle; doutora em Educação pela UNISINOS e Université Lumière Lyon 2. Líder do COTEDIC UNILASALLE/CNPq e pesquisadora visitante da Université Claude Bernard, Lyon 1.

Contribuição de autoria: .

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Publicado

2023-12-17

Como Citar

CARNEIRO, E. L.; BACKES, L. Game studies e as abordagens baseadas em jogos no contexto educacional. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11773, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11773. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11773. Acesso em: 26 nov. 2024.