Critérios de idoneidade didática como instrumento de avaliação dos cursos de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v21i52.12664

Palavras-chave:

ensino, avaliação, currículo, ensino-aprendizagem

Resumo

Mudanças ocorridas no cenário da saúde, no Brasil, em especial entre as décadas de 1980-1990, impactaram diretamente no modelo de educação a ser implementado para as graduações nessa área. No caso do curso de Medicina, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2001 e 2014 surgem como orientações desse novo modelo que privilegia a aprendizagem com autonomia e centrado no estudante. Avaliar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem na Medicina, com instrumentos padronizados, auxiliaria instituições a compreender se os cursos estão em consonância com essas diretrizes. Sendo assim, o trabalho objetiva apresentar um instrumento de avaliação para cursos de Medicina, adaptado dos Critérios de Idoneidade Didática (CID). Foi utilizada a pesquisa documental, com análise das DCN para o curso de Medicina de 2014, a fim de adaptar os CID para avaliação da qualidade desses cursos. Primeiramente, estabeleceu-se categorias a priori com base nos CID. Após esse procedimento, fez-se a análise das DCN para adequação dos critérios. Como resultado, obteve-se um instrumento de avaliação, com indicadores internos e externos, que permite verificar a qualidade da graduação a ser implementada ou já em andamento, baseando-se nas dimensões Epistêmica, Cognitiva, Interacional, Mediacional, Emocional e Ecológica. Foram necessárias adequações nos CID pensando em como se dá o processo saúde-doença, as metodologias de aprendizagem na área da saúde, a avaliação da aprendizagem e a interação entre discente com o serviço de saúde. O instrumento obtido constitui-se em uma ferramenta inovadora para avaliação do processo de ensino-aprendizagem para o curso de Medicina, trazendo níveis de adequação didática.

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Biografia do Autor

Pedro Vasconcelos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutor em Ciências da Saúde pela UESB. Pós-Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores da UESB.

Tânia Cristina Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutorado em Didática da Matemática pela USC. Docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia do DCE. Líder do grupo Museu Pedagógico: Didática das Ciências Experimentais e da Matemática. Bolsista Produtividade CNPq, PQ-2.

Ana Cristina Duarte, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela UFBA. Docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia do DCB. Líder do grupo GEPECSAD.

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Publicado

2025-03-01

Como Citar

VASCONCELOS, P.; GUSMÃO, T. C.; DUARTE, A. C. Critérios de idoneidade didática como instrumento de avaliação dos cursos de medicina. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 21, n. 52, p. e12664, 2025. DOI: 10.22481/praxisedu.v21i52.12664. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12664. Acesso em: 12 mar. 2025.