O sintoma da exclusão digital na pandemia de covid-19: um diagnóstico na educação do campo sergipana
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.13582Palavras-chave:
educação formal, educação no campo, ensino emergencial remotoResumo
Historicamente, a população do campo sofre com a exclusão em várias searas do tecido social brasileiro. Na última década, essa exclusão passou a se agravar com o desmonte de investimentos e a política de fechamento das escolas em virtude da nucleação escolar. Com a chegada da pandemia de Covid-19, esse cenário foi ainda mais impactado, tendo como consequência a oferta de um ensino sem qualidade durante o período em que vigorou o Ensino Emergencial Remoto (ERE). Diante do exposto, este escrito tem como objetivo diagnosticar os impactos da exclusão digital na educação do campo face ao contexto da pandemia de Covid-19 no território sergipano. A partir de um estudo de natureza qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes, discentes, membros da gestão escolar e mães, totalizando 26 participantes, que fizeram/fazem parte da comunidade escolar de instituições escolares localizadas em áreas rurais de quatro regiões de Sergipe (Agreste Central, Alto Sertão, Centro-Sul e Médio Sertão). Os dados obtidos foram analisados com base na Análise do Discurso proposta por Orlandi (2009), e os resultados indicaram que a invisibilização da educação do campo no contexto sergipano se tornou ainda mais acentuada durante a pandemia e o período de duração do ERE devido à exclusão digital e à falta de políticas públicas, privando seu público de uma educação de qualidade.
Downloads
Metrics
Referências
ALMEIDA, Lília Bilati de; PAULA, Luiza Gonçalves de; CARELLI, Flávio Campos; OSÓRIO, Tito Lívio Gomes; GENESTRA, Marcelo. O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira. Journal of Information Systems and Technology Management, v. 2, n. 1, p. 55-67, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jistm/a/7BZxyCX73JT9tJbBmsbfZ8w/?lang=pt#. Acesso em: 26 ago. 2023.
ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; HAGE, Salomão Mufarrej. Escola de Direito: ressignificando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
ARROYO, Miguel Gonzalez. A educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: Articulação nacional por uma educação básica no campo, 1999. p. 10-38.
BANCO MUNDIAL. Agindo agora para proteger o capital humano de nossas crianças: o custo e a resposta ao impacto da pandemia de COVID19 no setor de educação na América Latina e Caribe. Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento - Banco Mundial: Washington-DC, 2021.
BAUMANN, Daniel; ALVES, Leandro Marcos Salgado. Atividades remotas: Um estudo de caso sobre o engajamento e o rendimento discente da EPT em tempos de pandemia. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, p. 744-757, 2021.
BOF, Alvana Maria (org.). A educação no Brasil rural. Brasília: INEP, 2006.
BORGES, Laura; CIA, Fabiana; SILVA, Aline Maíra da. Atividades acadêmicas e relação família e escola durante o isolamento social da pandemia de Covid-19. Olhares & Trilhas, v. 23, n. 2, p. 773-794, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Ministério da Educação: Brasília, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 26 ago. 2023.
BRASIL. Agência Nacional de Telecomunicações. Painel de Conectividade nas Escolas. 2023. Disponível em: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/infraestrutura/conectividade-nas-escolas. Acesso em: 26 ago. 2023.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Bolsonaro veta ajuda financeira para internet de alunos e professores das escolas públicas. Câmara dos deputados, 19/03/2021. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/737836-bolsonaro-veta-ajuda-financeira-para-internet-de-alunos-e-professores-das-escolas-publicas/. Acesso em: 29 ago. 2023.
CARIUS, Ana Carolina; OLIVEIRA, Mariana Anastácia de. Relação Família-Escola em Tempos de Covid-19: discutindo questões cotidianas. Revista Humanidades e Inovação, v. 9, n. 6, p. 164-180, 2022.
CARVALHO, Tereza Simone Santos de. A Política de Fechamento de Escolas como Corolário da Questão Agrária Brasileira. 2021. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa; VERHINE, Robert; CASTIONI, Remi; JEFFREY, Débora Cristina; LEITE, Maria Cecília Lorea. Pandemia e seus impactos na Educação Brasileira: vozes dos Vice-Presidentes Regionais da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC). RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, v. 3, n. 00, p. e021013, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/15642. Acesso em: 27 ago. 2023.
CRUZ, Lilian Moreira; COELHO, Livia Andrade; FERREIRA, Lúcia Gracia. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação, v. 13, n. 31, p. 992-1016, 2021.
DIAS-TRINDADE, Sara; SANTO, Eniel do Espírito. Competências Digitais de Docentes Universitários em Tempos de Pandemia: Análise da Autoavaliação DIGCOMPEDU. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 45, 2021, p. 17-45.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. Brasília, 2021.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Panorama da educação no campo. Brasília: INEP, 2007. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacaodapublicacao/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/490919. Acesso em: 24 ago. 2023.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: http://inep.gov.br/ sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 24 ago. 2023.
LUTHER, Alessandra; GERHARDT, Tatiana Engel. Educação obrigatória, êxodo rural e fechamento das escolas do campo no brasil. Revista Saberes da Amazônia, v. 3, n. 7, p. 281-310, 2018. Disponível em: https://www.fcr.edu.br/ojs/index.php/saberesamazonia/article/view/292. Acesso em: 24 ago. 2023.
MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 73, p. 262-280, maio 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/#. Acesso em: 26 ago. 2023.
MARQUES, Ramiro. A escola e os pais, como colaborar? Lisboa: Texto Editora, 1999.
MINTO, Lalo Watanabe; GALZERANO, Luciana Sardenha. Education and pandemic: essential activity, superfluous purpose? ORG & DEMO, Marília, v. 22, n. 2, p. 39-58, jul./dez. 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/12533. Acesso em: 26 ago. 2023.
MOREIRA, Antônio Domingos; SOARES, Jamile de Souza. Educação do campo e os efeitos da pandemia no trabalho docente: uma análise crítica necessária. Rev. Emancipação, v. 21, p. 1-18, 2021.
NUNES, Dulce Gomes; VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. “Família possível” na relação escola-comunidade. Psicologia Escolar e Educacional, v. 5, n. 2, p. 21-29, 2001.
OLIVEIRA, M. S. L. et al. Diálogos com docentes sobre o ensino remoto e planejamento didático. Recife: EDUFRPE, 2020.
OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 99-108, 2022.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise do Discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.
SCHNEIDER, Henrique Nou. Ensino remoto emergencial: da internet na escola à escola na internet. Portal UFS, abr. 2021. Disponível em: https://www.ufs.br/conteudo/67061-ensino-remoto-emergencial-da-internet-na-escola-a-escola-na-internet. Acesso em: 26 ago. 2023.
SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos. Boletim de Conjuntura, v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao. Acesso em: 2 jul. 2023.
SERGIPE. Resolução Normativa nº 4, de 03 de abril de 2020. Estabelece diretrizes operacionais para as instituições educacionais integrantes do Sistema de Ensino do Estado de Sergipe sobre o desenvolvimento das atividades escolares, excepcionalmente, em face da edição de Decretos Governamentais do Estado de Sergipe relacionados às medidas de prevenção ao novo coronavírus. Conselho Estadual de Educação-CEE, Sergipe, 2020.
SOUSA, Rosiane Costa de. Professoras de Classes Multisseriadas: Condições de trabalho docente no Território de Identidade do Baixo Sul Baiano. 2015. Dissertação (de Mestrado em Educação e Contemporaneidade). Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador. 2015.
SOUZA, Antonio José de; SOUZA, Heron Ferreira; MOREIRA, Antônio Domingos; SILVA, Ana Maria Anunciação da. A Covid-19 e os desafios da educação do campo no município de Riacho de Santana/BA. Revista Macambira, v. 4, n. 2, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://revista.lapprudes.net/index.php/RM/article/view/506. Acesso em: 3 maio 2021.
SOUZA, Everton de. Escolas do campo e o ensino remoto: vozes docentes nas mídias digitais. Revista Cocar, v. 14, n. 30, p. 1-18, 2020.
SOUZA, Elizeu Clementino de; RAMOS, Michael Daian Pacheco. Trabalho docente em escolas rurais: pesquisa e diálogos em tempos de pandemia. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, p. 806-822, 2021. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1204 Acesso em: 26 ago. 2023.
SOUZA, Maria Antônia de; PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; FONTANA, Maria Iolanda. Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 16, 29 dez. 2020, p. 1614-1631. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9172. Acesso em: 3 maio 2021.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Governo brasileiro fracassa na resposta à emergência educacional. Todos pela Educação, jun. 2021. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/governo-brasileiro-fracassa-na-resposta-a-emergencia-educacional/. Acesso em: 26 ago. 2023.
UNESCO. One year into COVID: prioritizing education recovery to avoid a generational catastrophe. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376984. Acesso em: 7 maio 2021.
UNICEF. CENPEC-BRASIL. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.