O sintoma da exclusão digital na pandemia de covid-19: um diagnóstico na educação do campo sergipana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.13582

Palavras-chave:

educação formal, educação no campo, ensino emergencial remoto

Resumo

Historicamente, a população do campo sofre com a exclusão em várias searas do tecido social brasileiro. Na última década, essa exclusão passou a se agravar com o desmonte de investimentos e a política de fechamento das escolas em virtude da nucleação escolar. Com a chegada da pandemia de Covid-19, esse cenário foi ainda mais impactado, tendo como consequência a oferta de um ensino sem qualidade durante o período em que vigorou o Ensino Emergencial Remoto (ERE). Diante do exposto, este escrito tem como objetivo diagnosticar os impactos da exclusão digital na educação do campo face ao contexto da pandemia de Covid-19 no território sergipano. A partir de um estudo de natureza qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes, discentes, membros da gestão escolar e mães, totalizando 26 participantes, que fizeram/fazem parte da comunidade escolar de instituições escolares localizadas em áreas rurais de quatro regiões de Sergipe (Agreste Central, Alto Sertão, Centro-Sul e Médio Sertão). Os dados obtidos foram analisados com base na Análise do Discurso proposta por Orlandi (2009), e os resultados indicaram que a invisibilização da educação do campo no contexto sergipano se tornou ainda mais acentuada durante a pandemia e o período de duração do ERE devido à exclusão digital e à falta de políticas públicas, privando seu público de uma educação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilene Santos, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe-UFS, professora do Departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED e do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais – PROFCIAMB. É líder do grupo de pesquisa Educação e Movimentos Sociais - GPEMS. Coordenadora do Programa Escola da Terra em Sergipe.

Contribuição de autoria: todas as etapas.

Mônica Andrade Modesto, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutora em Educação, Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (Campus Alberto Carvalho) e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma instituição. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE/CNPq). Coordenadora do Projeto Sala Verde na UFS.

Contribuição de autoria: todas as etapas.

Referências

ALMEIDA, Lília Bilati de; PAULA, Luiza Gonçalves de; CARELLI, Flávio Campos; OSÓRIO, Tito Lívio Gomes; GENESTRA, Marcelo. O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira. Journal of Information Systems and Technology Management, v. 2, n. 1, p. 55-67, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jistm/a/7BZxyCX73JT9tJbBmsbfZ8w/?lang=pt#. Acesso em: 26 ago. 2023.

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; HAGE, Salomão Mufarrej. Escola de Direito: ressignificando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ARROYO, Miguel Gonzalez. A educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: Articulação nacional por uma educação básica no campo, 1999. p. 10-38.

BANCO MUNDIAL. Agindo agora para proteger o capital humano de nossas crianças: o custo e a resposta ao impacto da pandemia de COVID19 no setor de educação na América Latina e Caribe. Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento - Banco Mundial: Washington-DC, 2021.

BAUMANN, Daniel; ALVES, Leandro Marcos Salgado. Atividades remotas: Um estudo de caso sobre o engajamento e o rendimento discente da EPT em tempos de pandemia. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, p. 744-757, 2021.

BOF, Alvana Maria (org.). A educação no Brasil rural. Brasília: INEP, 2006.

BORGES, Laura; CIA, Fabiana; SILVA, Aline Maíra da. Atividades acadêmicas e relação família e escola durante o isolamento social da pandemia de Covid-19. Olhares & Trilhas, v. 23, n. 2, p. 773-794, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Ministério da Educação: Brasília, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 26 ago. 2023.

BRASIL. Agência Nacional de Telecomunicações. Painel de Conectividade nas Escolas. 2023. Disponível em: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/infraestrutura/conectividade-nas-escolas. Acesso em: 26 ago. 2023.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Bolsonaro veta ajuda financeira para internet de alunos e professores das escolas públicas. Câmara dos deputados, 19/03/2021. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/737836-bolsonaro-veta-ajuda-financeira-para-internet-de-alunos-e-professores-das-escolas-publicas/. Acesso em: 29 ago. 2023.

CARIUS, Ana Carolina; OLIVEIRA, Mariana Anastácia de. Relação Família-Escola em Tempos de Covid-19: discutindo questões cotidianas. Revista Humanidades e Inovação, v. 9, n. 6, p. 164-180, 2022.

CARVALHO, Tereza Simone Santos de. A Política de Fechamento de Escolas como Corolário da Questão Agrária Brasileira. 2021. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.

COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa; VERHINE, Robert; CASTIONI, Remi; JEFFREY, Débora Cristina; LEITE, Maria Cecília Lorea. Pandemia e seus impactos na Educação Brasileira: vozes dos Vice-Presidentes Regionais da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC). RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, v. 3, n. 00, p. e021013, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/15642. Acesso em: 27 ago. 2023.

CRUZ, Lilian Moreira; COELHO, Livia Andrade; FERREIRA, Lúcia Gracia. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação, v. 13, n. 31, p. 992-1016, 2021.

DIAS-TRINDADE, Sara; SANTO, Eniel do Espírito. Competências Digitais de Docentes Universitários em Tempos de Pandemia: Análise da Autoavaliação DIGCOMPEDU. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 45, 2021, p. 17-45.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. Brasília, 2021.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Panorama da educação no campo. Brasília: INEP, 2007. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacaodapublicacao/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/490919. Acesso em: 24 ago. 2023.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: http://inep.gov.br/ sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 24 ago. 2023.

LUTHER, Alessandra; GERHARDT, Tatiana Engel. Educação obrigatória, êxodo rural e fechamento das escolas do campo no brasil. Revista Saberes da Amazônia, v. 3, n. 7, p. 281-310, 2018. Disponível em: https://www.fcr.edu.br/ojs/index.php/saberesamazonia/article/view/292. Acesso em: 24 ago. 2023.

MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 73, p. 262-280, maio 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/#. Acesso em: 26 ago. 2023.

MARQUES, Ramiro. A escola e os pais, como colaborar? Lisboa: Texto Editora, 1999.

MINTO, Lalo Watanabe; GALZERANO, Luciana Sardenha. Education and pandemic: essential activity, superfluous purpose? ORG & DEMO, Marília, v. 22, n. 2, p. 39-58, jul./dez. 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/12533. Acesso em: 26 ago. 2023.

MOREIRA, Antônio Domingos; SOARES, Jamile de Souza. Educação do campo e os efeitos da pandemia no trabalho docente: uma análise crítica necessária. Rev. Emancipação, v. 21, p. 1-18, 2021.

NUNES, Dulce Gomes; VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. “Família possível” na relação escola-comunidade. Psicologia Escolar e Educacional, v. 5, n. 2, p. 21-29, 2001.

OLIVEIRA, M. S. L. et al. Diálogos com docentes sobre o ensino remoto e planejamento didático. Recife: EDUFRPE, 2020.

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 99-108, 2022.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise do Discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.

SCHNEIDER, Henrique Nou. Ensino remoto emergencial: da internet na escola à escola na internet. Portal UFS, abr. 2021. Disponível em: https://www.ufs.br/conteudo/67061-ensino-remoto-emergencial-da-internet-na-escola-a-escola-na-internet. Acesso em: 26 ago. 2023.

SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos. Boletim de Conjuntura, v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao. Acesso em: 2 jul. 2023.

SERGIPE. Resolução Normativa nº 4, de 03 de abril de 2020. Estabelece diretrizes operacionais para as instituições educacionais integrantes do Sistema de Ensino do Estado de Sergipe sobre o desenvolvimento das atividades escolares, excepcionalmente, em face da edição de Decretos Governamentais do Estado de Sergipe relacionados às medidas de prevenção ao novo coronavírus. Conselho Estadual de Educação-CEE, Sergipe, 2020.

SOUSA, Rosiane Costa de. Professoras de Classes Multisseriadas: Condições de trabalho docente no Território de Identidade do Baixo Sul Baiano. 2015. Dissertação (de Mestrado em Educação e Contemporaneidade). Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador. 2015.

SOUZA, Antonio José de; SOUZA, Heron Ferreira; MOREIRA, Antônio Domingos; SILVA, Ana Maria Anunciação da. A Covid-19 e os desafios da educação do campo no município de Riacho de Santana/BA. Revista Macambira, v. 4, n. 2, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://revista.lapprudes.net/index.php/RM/article/view/506. Acesso em: 3 maio 2021.

SOUZA, Everton de. Escolas do campo e o ensino remoto: vozes docentes nas mídias digitais. Revista Cocar, v. 14, n. 30, p. 1-18, 2020.

SOUZA, Elizeu Clementino de; RAMOS, Michael Daian Pacheco. Trabalho docente em escolas rurais: pesquisa e diálogos em tempos de pandemia. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, p. 806-822, 2021. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1204 Acesso em: 26 ago. 2023.

SOUZA, Maria Antônia de; PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; FONTANA, Maria Iolanda. Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 16, 29 dez. 2020, p. 1614-1631. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9172. Acesso em: 3 maio 2021.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Governo brasileiro fracassa na resposta à emergência educacional. Todos pela Educação, jun. 2021. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/governo-brasileiro-fracassa-na-resposta-a-emergencia-educacional/. Acesso em: 26 ago. 2023.

UNESCO. One year into COVID: prioritizing education recovery to avoid a generational catastrophe. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376984. Acesso em: 7 maio 2021.

UNICEF. CENPEC-BRASIL. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação. 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

SANTOS, M.; MODESTO, M. A. O sintoma da exclusão digital na pandemia de covid-19: um diagnóstico na educação do campo sergipana. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e13582, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.13582. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13582. Acesso em: 23 nov. 2024.