Formação e assessoria pedagógica a docentes universitários: um estudo de casos no Brasil e em Québec

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14867

Palavras-chave:

pedagogia universitária, assessoria pedagógica, formação pedagógica, desenvolvimento profissional, educação superior

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender como dois centros de formação e assessoria pedagógica desempenham seu papel na formação e acompanhamento pedagógico de professores universitários. Para tal finalidade, estudamos o caso do Centre for University Pedagogy (CPU) da University of Montreal (Quebec, Canadá) e do Núcleo de formação e assessoria pedagógica (NUFAP), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trata-se de duas grandes universidades urbanas que há alguns anos oferecem programas de formação e assessoria pedagógica a docentes universitários. A pesquisa é de caráter qualitativo e abordagem fenomenológica. Utilizou-se como método o estudo de casos múltiplos. Para a coleta dos dados procedeu-se à análise documental nas plataformas virtuais dos dois centros, entrevistas semiestruturadas com coordenadores, assessores pedagógicos e professores. A análise temática foi o método empregado para análise e interpretação das informações, gerando uma árvore temática a partir das unidades de significação que brotaram do estudo. Os principais referenciais teóricos no tocante à formação pedagógica: Colet e Berthiaume, 2015; Lucarelli, 2009, Cunha 2014. Sobre inovação: Pilot e Marceaux 2022; Imbernón, 2017. Sobre assessoria pedagógica, Cunha 2014. Metodologia da pesquisa, e abordagem filosófica Maffesoli, 2005; Alexandre, 2013; Paillé e Mucchielli, 2008. Como resultados foram evidenciadas semelhanças e diferenças entre as duas estruturas pedagógicas e seus sistemas de formação e de assessoria. Foram descritas também as percepções dos professores participantes quanto aos efeitos dos processos formativos em suas práticas, assim como as concepções de coordenadores e assessores pedagógicos quanto ao trabalho desenvolvido nos dois setores.

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Biografia do Autor

Cristina d’Ávila, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutora em Educação pela UFBA. Professora Titular da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do NUFAP/PROGRAD. Líder do Grupo GEPEL. Bolsista do CNPQ: PQ1B.

Contribuição de autoria: autora.

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Publicado

2024-05-22

Como Citar

D’ÁVILA, C. Formação e assessoria pedagógica a docentes universitários: um estudo de casos no Brasil e em Québec. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e14867, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.14867. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/14867. Acesso em: 3 dez. 2024.