ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.4995

Palavras-chave:

Escola, Formação docente, Tempo integral

Resumo

O presente texto discute a escola de tempo integral, destacando aspectos como a formação continuada de professores, as condições de trabalho docente e o currículo. Resultante de pesquisa, cuja abordagem é de cunho qualitativo, contou com a participação de 11 sujeitos que expressaram suas percepções sobre alguns aspectos, considerados por eles fundamentais para consolidação da escola de tempo integral. Os dados foram coletados por meio de observações, com inserções na escola e registro em diário de campo, entrevistas semiestruturadas. Fundamentamos a pesquisa em: Cavaliere (2009), Moraes (2009), Tardif e Lessard (2014), Bogdan e Biklen (1994), dentre outros. Como resultado constatou-se a necessidade de formação continuada de professores específica para a realidade da escola de tempo integral, para que possam discutir sobre os desafios, possibilidades e ações. Concluímos que a escola de tempo integral é terreno fértil para as discussões sobre a educação. No que se refere a essa realidade específica, está em andamento uma experiência rica, que transcende o campo técnicoinstrumental, as percepções dos sujeitos expressam com muita propriedade alguns aspectos que repercutem e compõem essa experiência formativa.

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Biografia do Autor

Erika Christianne Sousa Pereira de Almeida, Rede Municipal de Educação de São Luís - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA). Professora da Rede Municipal de Educação de São Luís. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente.

 

Lélia Cristina Silveira de Moraes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará UFC. Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação PPGE/UFMA e do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Integrante do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente.

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Publicado

2020-03-27

Como Citar

SOUSA PEREIRA DE ALMEIDA, E. C.; SILVEIRA DE MORAES, L. C. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS SUJEITOS SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 591-610, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i37.4995. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4995. Acesso em: 23 nov. 2024.