ESTIMULAÇÃO PRECOCE: O CASO DE UMA CRIANÇA COM SEQUÊNCIA DE PIERRE ROBIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.4999

Palavras-chave:

Estimulação precoce, Necessidades Educacionais Especiais, Prática Pedagógica

Resumo

Este estudo analisa o processo de estimulação precoce de uma criança com necessidades educacionais especiais (NEE), em virtude de Sequência de Pierre Robin (SPR), atendida por uma instituição privado-filantrópica de Educação Especial, relacionando os contextos familiar e especializado. Utilizou-se a abordagem qualitativa, com análises descritivas, empregando-se como procedimentos técnicos as pesquisas bibliográfica e de campo para coleta de dados, por meio de estudo de caso. Pelas análises, pôde-se perceber que, desde a chegada da criança com SPR à instituição, em 2015, até o ano de realização da pesquisa, em 2018, houve progressos no seu desenvolvimento, também possibilitados pela participação da mãe, apesar das dificuldades de trabalho da última professora, que relatou falta de experiências com tal modalidade de intervenção pedagógica especializada. Assim, defende-se a necessidade de apoio institucional para que não haja ruptura entre as práticas desenvolvidas pelos docentes, de modo a se garantir o desenvolvimento integral da criança e articulação entre todos os agentes e serviços envolvidos com a estimulação precoce.

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Biografia do Autor

Rosely Vieira dos Santos Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (UFMS/CPNV). 

 

 

Giovani Ferreira Bezerra, Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Professor da Faculdade de Educação da UFGD. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (Gepei).

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

MARTINS, R. V. dos S.; BEZERRA, G. F. ESTIMULAÇÃO PRECOCE: O CASO DE UMA CRIANÇA COM SEQUÊNCIA DE PIERRE ROBIN. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 275-302, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.4999. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4999. Acesso em: 23 nov. 2024.