Cultura organizacional na escola desafio
Palavras-chave:
Cultura da escola, Cultura organizacional, Educação inclusiva, Gestão educacional, Políticas públicas de inclusãoResumo
O presente artigo apresenta os resultados do estágio-pesquisa desenvolvido na Escola Desafio, em Vitória da Conquista, Bahia, instituição especializada no atendimento a deficientes auditivos e portadores de dificuldades de aprendizagem. O objetivo do estudo foi analisar a cultura organizacional da escola e sua construção identitária. A investigação foi efetuada por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, envolvendo alunos, seus pais e profissionais da instituição. Por meio da pesquisa, verificou-se que a prática pedagógica vivida no dia-a-dia da Escola Desafio está permeada por contradições, próprias do ato educativo, no atual contexto educacional brasileiro. Verificou-se que a cultura organizacional predominante na instituição corresponde à tendência afiliativa.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.