ORIENTAR-SE NOS HORIZONTES EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIÊNCIA: PROBLEMATIZAÇÃO E ETOPOIESE EM MICHEL FABRE
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5507Palavras-chave:
Filosofia da educação, Pedagogia e educação, Sistemas pedagógicosResumo
Este artigo apresenta a pedagogia do problema em Michel Fabre, modelo de normatividade educacional centrado na experiência. A problematização dessa experiência articula dois instrumentos de orientação, metaforicamente representados na bússola e no mapa, como tentativa de a educação responder aos desafios de um mundo problemático. O mapa representa o construto histórico-cultural, os saberes construídos pela humanidade. A bússola representa a abertura e a polarização do espaço cognitivo na organização da experiência. A educação assume o papel de fornecer ao aluno esses dois instrumentos, auxiliando-o na busca e construção de seu próprio caminho considerando uma razão educativa prudencial e não injuntiva.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.