PATOLOGIZAÇÃO DA TIMIDEZ: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5860Palavras-chave:
Patologização, Professores, TimidezResumo
Este estudo objetivou caracterizar as concepções de professores sobre o aluno tímido, considerando suas percepções acerca da aprendizagem em sala de aula. Utilizou-se a abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Observou-se que a concepção dos professores em relação aos alunos tímidos funciona como limitadora da aprendizagem escolar. Constatou-se, ainda, que as caracterizações atribuídas a esses estudantes apresentaram significativa presença do discurso de patologização, elevando a timidez à condição de desordem psicológica. Em suma, imperou a tendência de reduzir singularidades humanas a designações médicas.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.