A NARRATIVA DO COMBATE À CORRUPÇÃO INTERPRETADA NOS TEXTOS DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6022Palavras-chave:
Grandes Mídias, Manifestações, Manipulação do pensamento estudantilResumo
O presente trabalho tem o objetivo analisar a narrativa do combate à corrupção construída e propagada pela grande mídia e interpretada nas produções literárias dos estudantes de uma escola pública no sudoeste baiano, no ano de 2013. Neste estudo, tomou-se como objeto de pesquisa a influência das grandes mídias nas produções das narrativas sobre corrupção produzida nos textos literários dos referidos alunos. Para tanto, nos orientamos nos referenciais de Souza (2009, 2016, 2017, 2019). Este autor afirma que a corrupção do Estado é usada para ocultar a verdadeira corrupção que está no mercado, uma vez que apontar a corrupção política de forma seletiva foi uma forma de tirar os recursos que beneficiariam as classes populares para direcioná-los para o bolso dos mais ricos. O estudo identificou a existência de um elo de influências entre as vinculações das informações pelas grandes mídias e as composições estudantis.Nos trabalhos analisados a corrupção aparece somente como ação dos agentes políticos do Estado, sem nenhuma referência à corrupção do mercado financeiro ou do judiciário.Neste sentido, percebe-se que os estudantes fizeram apenas a leitura superficial e distorcida, bancada pelos grandes veículos de comunicação. Neste contexto constatou-se que os estudantes, pertencentes às classes populares, se tornaram vítimas das ideias que reproduziram, pois favoreceu a elite do dinheiro que apropriou dos bens públicos e fomentou a redução das políticas de inclusão social. Dessa forma, observa-se a importância deste estudo, uma vez que os fatos acontecidos em 2013 deram início às crises que o Brasil enfrenta atualmente.
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