O “BOOM” DA LUTA DOCENTE EM PORTUGAL FRENTE À INTENSIFICAÇÃO DA PRECARIEDADE DO TRABALHO IMPOSTA PELA “NEW PUBLIC MANAGEMENT”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6537

Palavras-chave:

Reforma do Estado, Gerencialismo Educacional, FENPROF

Resumo

O artigo é resultado da investigação sobre a luta dos educadores de infância e dos professores dos Ensinos Básico e Secundário em Portugal frente à intensificação da precariedade do trabalho docente, imposta pela “New Public Management”. Objetiva-se analisar as principais pautas de luta instigadas pela reforma do Estado português e, consequentemente, pela reestruturação do sistema de ensino. Nesse contexto, considera-se que a atual gestão dos sistemas educacionais prima pela performatividade, competitividade, resultado, eficiência, avaliação, excelência e mérito. Fundamenta-se no referencial teórico-metodológico do materialismo histórico dialético e toma como referência empírica a Federação Nacional dos Professores (FENPROF). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo com revisão de literatura via análise de fontes primárias e secundárias e, também, análise documental. Como resultado salienta-se que, apesar das políticas educativas derivarem de acordos políticos entre o governo português e os organismos internacionais, mediados pela União Europeia (UE), isso não tem sido suficiente para criar o consenso entre os professores e, nem mesmo, impedir a correlação de forças. Conclui-se, portanto, que a FENPROF tem sido combativa frente ao processo de intensificação da precariedade do trabalho docente e, por isso, tem alcançado resultados positivos, embora limitados, quanto às suas reivindicações em tempo de crise do capital.

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Biografia do Autor

Jussara Marques de Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Doutora em Educaçãopela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), com Pós-doutorado em Administração e Política Educacional pela Universidade de Lisboa (ULisboa). Atua como Professora Adjunta IV do Departamento de Administração Educacional (EDA) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)e compõe o quadro docente do Programa de Pós-Graduação Strictu SensoPolíticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH). É membro da Rede Universitas/BR, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ) e do Grupo de Pesquisa Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ).

Belmiro Cabrito, Universidade de Lisboa – Portugal

Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (ULisboa), com Pós-doutorado no Center for National Finance and Managementpela Universidade de Tóquio. Atua como Professor Associado aposentado do Instituto de Educação da ULisboa. Desenvolve investigação na área da Economia da Educação, principalmente ao nível do ensino superior.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

DE MACEDO, J. M.; CABRITO, B. O “BOOM” DA LUTA DOCENTE EM PORTUGAL FRENTE À INTENSIFICAÇÃO DA PRECARIEDADE DO TRABALHO IMPOSTA PELA “NEW PUBLIC MANAGEMENT”. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 484-507, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.6537. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6537. Acesso em: 21 dez. 2024.