CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO AMAZÔNICO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6554Palavras-chave:
Corporeidade, Educação do campo, Prática docenteResumo
Este estudo teve como objetivo investigar a prática docente de professoras que atuam na Educação do Campo na região Amazônica sob a perspectiva da corporeidade. A pesquisa constituiu-se de estudo bibliográfico e de campo. Sobre a pesquisa de campo, a fala das professoras foi o elemento base da análise, a escuta foi realizada sob o aporte da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). A entrevista foi aplicada para oito professoras que trabalham com ensino fundamental menor em uma escola pública do município de Santarém, localizada no território rural ribeirinho. Das professoras pesquisadas, sete possuem mais de dez anos de experiência docente e apenas uma estava iniciando a carreira como professora. A conclusão do estudo mostrou que evidencia-se em muitos elementos do cotidiano escolar a manifestação da corporeidade na prática docente da maioria das professoras investigadas.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.