INTERAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6636

Palavras-chave:

Contextualização matemática, Discurso, Práticas de numeramento

Resumo

O artigo objetivou problematizar o discurso da contextualização matemática e sua relação com práticas discursivas mobilizadas pelos sujeitos curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, usamos informações secundárias produzidas por meio de entrevistas com estudantes e professores/as que ensinam matemática nessa modalidade de ensino. Em diálogo com autores (as) do campo da Educação Matemática, operamos com ferramentas teórico-analíticas como discurso e poder-saber na perspectiva pós-crítica de estudos curriculares, sobretudo aqueles que se inspiram nas contribuições de Michel Foucault e colaboradores, para assumir as práticas de numeramento enquanto discursivas, portanto, produtoras de verdades acerca do Ensino de Matemática. A análise sugere que práticas de numeramento que têm lugar na Educação de Jovens e Adultos encontram-se atravessadas por relações de poder-saber, que estabelecem, compreendem e produzem discursos como o da contextualização matemática, engendrados no mecanismo da aplicabilidade, para instituir regimes de verdade que naturalizam a hegemonia da matemática formal (acadêmica e escolar) e o discurso da contextualização, e de como os sujeitos curriculares da Educação de Jovens e Adultos são capturados por esse discurso.

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Biografia do Autor

Neomar Lacerda da Silva, Universidade Federal da Bahia – Brasil

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Brasil; Professor da Rede Pública Estadual da Bahia – Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) – UFBA.

Andréia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – Brasil; Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA; Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) – UFBA.

Marlécio Maknamara, Universidade Federal de Alagoas – Brasil

Pós-doutorado na School of Education da La Trobe University – Austrália, com Bolsa Estágio de Professor Visitante no Exterior (CAPES/PVEx); Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil; Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Brasil e dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Brasil; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq (ESCRE(VI)VER).

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

DA SILVA, N. L.; DE OLIVEIRA, A. M. P.; MAKNAMARA, M. INTERAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 535-559, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.6636. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6636. Acesso em: 21 dez. 2024.