ESTUDANTES NEGROS/AS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: TENSÕES NA E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6642Palavras-chave:
Ensino superior, Oficinas de leitura e escrita, Políticas públicas em educaçãoResumo
Inserido no contexto de transformação das universidades brasileiras engendrado pelas políticas de acesso e permanência no ensino superior implantadas nas últimas décadas, este estudo tem como objetivo discutir os sentidos produzidos sobre a experiência universitária por estudantes de graduação negros, provenientes de escola pública e de movimentos sociais ligados ao campo. A produção de informações ocorreu a partir de rodas de conversa e de textos escritos por estudantes participantes de oficinas de leitura e escrita criativa realizadas em duas universidades federais brasileiras. Os depoimentos e textos produzidos foram submetidos a uma análise de discurso com base na perspectiva dialógica de Bakhtin, possibilitando o reconhecimento dos desafios ideológicos enfrentados pelos/as estudantes, desafios esses que se realizam por meio de modos de uso da linguagem acadêmica, de questões identitárias, de embates políticos e de limitações nas grades curriculares. Os resultados também discutem possibilidades de tensionamento de discursos que assumem caráter monológico no contexto universitário.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.