Subteste de aritmética: desempenho de estudantes com indícios de discalculia do desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7207

Palavras-chave:

Discalculia do Desenvolvimento; Habilidades matemáticas; Intervenções psicopedagógicas.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados advindos de uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática sobre Discalculia do Desenvolvimento, em específico, acerca do desempenho de estudantes com indícios desse transtorno no Subteste de Aritmética (STEIN, 1994), o qual foi utilizado como um dos instrumentos de avaliação psicopedagógica. O objetivo é analisar a evolução do desenvolvimento das habilidades matemáticas desses estudantes, após a realização de intervenções psicopedagógicas. A pesquisa aconteceu em três momentos: no primeiro, 11 estudantes com idades entre 9 e 12 anos, participaram da avaliação psicopedagógica, entre eles, o Subteste de Aritmética; em seguida receberam dez sessões de intervenção; por fim, foram reavaliados. A análise dos resultados obtidos baseou-se no escore de correções do teste. No intuito de verificar os avanços no desempenho dos estudantes, apresenta-se uma análise quali-quantitativa. Em relação à análise dos dados, o desempenho dos estudantes, optou-se pela Análise de Conteúdo - AC, considerando as cinco etapas definidas por Moraes (1999): preparação; unitarização; categorização; descrição; e interpretação. A partir da análise das unidades de significado, emergiram 12 categorias iniciais, as quais foram reagrupadas em uma categoria final: Discalculia do Desenvolvimento - DD. Após o período de intervenções psicopedagógicas, baseadas na utilização de jogos específicos de acordo com as habilidades que estavam em defasagem, verifica-se que os estudantes apresentaram avanços na reavaliação, em relação às operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

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Biografia do Autor

Lanuzia Almeida Brum Avila, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática; Pesquisadora no GEPED/PUCRS.

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Pós-Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática; Coordenadora do GEPED/PUCRS.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

AVILA, L. A. B.; MACHADO DE LARA, I. C. Subteste de aritmética: desempenho de estudantes com indícios de discalculia do desenvolvimento . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 472-490, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.7207. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7207. Acesso em: 23 nov. 2024.