Docência universitária - o olhar do aluno: um estudo das representações sociais de estudantes universitários sobre o “bom professor”
Palavras-chave:
Didática, Ensino Superior, Prática PedagógicaResumo
Originário de uma investigação mais ampla desenvolvida na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga, este trabalho apresenta uma discussão sobre a docência no Ensino Superior através da apreensão e análise das representações sociais de alunos universitários sobre o “bom professor”. Participaram desta pesquisa, universitários de três cursos (Pedagogia, Química e Zootecnia), de distintas áreas do conhecimento, o que tem possibilitado a realização de uma análise comparativa das representações sociais. O estudo fundamenta-se nos debates sobre formação, profissionalização e atuação docente, apontados por Tardif (2008), Isaia (2006) e Pimenta (2005), e na Teoria das Representações Sociais (TRS) sob a ótica de Guareschi e Jovchelovitch (1998), Moscovici (2003) e Minayo (1998) que defende a aplicação da TRS na educação, por possibilitar ao pesquisador interpretar e compreender os elementos e fenômenos constituintes da prática educativa, oriundos da relação que os sujeitos estabelecem entre si e com o processo educativo. Os resultados evidenciam que os universitários, participantes do estudo, possuem as seguintes representações sobre o “bom professor”: aquele que possui uma prática docente diferenciada; que possui uma boa didática, manifesta no manejo adequado da sala de aula; e ainda, aquele que se envolve com outras atividades acadêmicas, sobretudo a pesquisa. Ademais, espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer pistas para a reflexão da prática pedagógica desenvolvida na instituição estudada como também para a política de formação docente adotada
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.