O habitar do ensinar e do aprender em tempos de pandemia e a virtualidade de uma educação OnLIFE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8339

Palavras-chave:

Ecossistema, Educação OnLIFE, pandemia

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, que se apropria do método cartográfico de pesquisa-intervenção para compreender rastros presentes nos contextos educacionais (educação básica, superior e pós-graduação) em tempos de pandemia. Problematiza o habitar do ensinar e do aprender na constituição de redes de conhecimento e de formação que articulam, a partir da pesquisa, a educação em diferentes níveis e a extensão. O objetivo é identificar pistas que possibilitem cocriar uma proposta de Educação OnLIFE, numa perspectiva ecossistêmica. Compreendemos o conceito de rede como o movimento conectivo que forma o social, sendo este composto por diferentes entidades biológicas, físicas e digitais (humanas e não humanas), que por atos conectivos vão tecendo essa rede. Dessa forma, nunca fica totalmente claro quem está atuando/agindo. O ato conectivo se dá no encontro operatório que pode acontecer no espaço geográfico e no espaço digital, de forma síncrona e assíncrona, por presenças plurais, nos hibridismos, onde ecologias diversas (inteligências humanas e não humanas) operam em rede. Essa compreensão traz em si, a superação de uma teoria da ação dualista (sujeito/objeto) e de centralidades (ora no conteúdo, no professor ou no estudante). A rede é então, o que emerge em atos conectivos transorgânicos, produto dos agenciamentos entre humanos e não humanos, que atuam mutuamente, conectando inteligências diversas, promovendo assim, a transubstanciação. Isso contribui para a superação de uma visão de mundo antropocêntrica, sujeitocêntrica e tecnocêntrica. Como resultado apresentamos pistas que permitem atualizar a virtualidade de uma Educação OnLIFE transubstanciada, enquanto ecossistema de inovação na educação.

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Biografia do Autor

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale dos Sinos – Brasil

Pós-Doutora em Educação (UAb-Portugal), Doutora em Informática (UFRGS). Professora-pesquisadora titular do PPG em Educação e PPG em Linguística Aplicada (UNISINOS). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq. Bolsista PQ/CNPq (nível 1D). 

Lisiane Cézar Oliveira, Universidade do Vale dos Sinos / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Brasil

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Ibirubá/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Digital (GPedU) UNISINOS/Cnpq.

Janaína Menezes, Universidade do Vale dos Sinos – Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutorando em Educação pela UNISINOS. Professora de Língua Inglesa na Educação Básica - IENH. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Digital (GPedU) UNISINOS/CNPq.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

SCHLEMMER, E.; OLIVEIRA, L. C.; MENEZES, J. O habitar do ensinar e do aprender em tempos de pandemia e a virtualidade de uma educação OnLIFE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 137-161, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8339. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8339. Acesso em: 22 dez. 2024.