O (Novo) Ensino Médio na visão dos alunos: rastros da racionalidade neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9086

Palavras-chave:

Ensino Médio, Neoliberalismo, Escola pública

Resumo

O artigo examina relações entre a educação contemporânea e a racionalidade neoliberal. Em especial, analisa enunciações de discentes sobre a escola e sobre o Ensino Médio, tendo em vista a implementação do Programa Novo Ensino Médio (PNEM). O referencial teórico advém de conceitos discutidos por Michel Foucault, Masschelein e Simons e Dardot e Laval. A parte empírica realizou-se em uma instituição de ensino pública estadual de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre – RS, em 2018. O material escrutinado é constituído por questionários respondidos por estudantes que frequentavam o Ensino Médio. A estratégia analítica utilizada para operar sobre o material orientou-se pela análise do discurso, como compreendido por Foucault. O exame mostrou que a racionalidade neoliberal tem conduzido as condutas escolares na atualidade. Dentre os rastros captados, destaca-se: a empregabilidade posta como foco do Ensino Médio; a competitividade e a performatividade pensadas como prerrogativas à conquista dos melhores resultados e a necessidade de reforma premente, tanto institucional quanto individual. Assim, conclui-se que o jogo contemporâneo marcado pelas lógicas neoliberais produz formas de vida escolares sustentadas pelos princípios da concorrência, aperfeiçoamento e autopromoção, fazendo com que os alunos se tornem empresários responsáveis por seu sucesso ou fracasso.

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Biografia do Autor

Gicele Weinheimer, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul - Brasil

Licenciada em Filosofia (UFRGS) e Mestre em Educação (UFRGS). Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul 

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Brasil; Integrante do GIPEMS – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

WEINHEIMER, G.; WANDERER, F. O (Novo) Ensino Médio na visão dos alunos: rastros da racionalidade neoliberal. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 517-535, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9086. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9086. Acesso em: 21 nov. 2024.