A definição de Potencial Químico em fontes didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8003

Palavras-chave:

Potencial Químico, Equilíbrio Químico, Funções Potenciais da Termodinâmica, Ensino da Termodinâmica

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as análises das abordagens sobre o Potencial Químico em livros de texto, em dicionários, em enciclopédias e em sites da Internet, bem como investigar a apresentação da definição, da conservação, dos seus valores máximo e mínimo e da variação da sua intensidade. A Categoria de Análise das definições está referenciada na abordagem histórica e no Silogismo de Aristóteles. Observou-se que algumas fontes pesquisadas estabeleceram como premissa a relação existente entre o Potencial Químico e a Energia Química para comparar com a relação existente entre a Temperatura e a Energia Térmica. Observou-se também a superficialidade nas abordagens e a prioridade a um tratamento matematizado para associar Potencial Químico a Equilíbrio Químico, em detrimento de uma abordagem epistemológica ou história. Devido à falta de sintonia das definições apresentadas nas fontes pesquisadas, vimos apresentar uma definição para o Potencial Químico. Embora Potencial Químico não seja uma grandeza potencial propriamente dita, a exemplo da Energia Interna, da Entalpia, da Entropia, do Potencial de Helmholtz e do Potencial de Gibbs, entendemos que defini-lo ainda constitui um desafio. Como perspectiva futura, este grupo de pesquisa visa divulgar as conclusões de suas pesquisas sobre as definições em fontes didáticas dos potenciais termodinâmicos para sistemas abertos.

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Biografia do Autor

Jornandes Jesús Correia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Física - Licenciatura (1983) e Bacharelado (1984) pela Universidade Federal da Bahia, em Salvador-BA; Especialização em Matemática Superior pela Fundação Educacional Severino Sombra, em Vassouras-RJ; Mestrado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1990), em Viçosa-MG, na área de Radiação Solar e Terrestre; e Doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1999), em São Carlos-SP, na área de Física Atômica e Molecular. É Professor Pleno e Decano do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), tendo ingressado na UESB em setembro de 1985. É pesquisador do Museu Pedagógico Casa Padre Palmeira.

Gabriel Fonseca Guimarães, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus de Vitória da Conquista, Bahia. Atualmente é bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UESB ? PIBID/UESB. Participou do Programa de Bolsas de Iniciação Científica - UESB orientado pelo professor Doutor Jornandes Jesús Correia no projeto "Os Conceitos em Livros Didáticos de Física - problemas relacionados as definições de fenômenos físicos". Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: livros didáticos, Termodinâmica, Energia Livre de Helmholtz, Energia Livre de Gibbs, Potencial Químico, definições e leis da termodinâmica.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Correia, J. J., & Fonseca Guimarães, G. (2021). A definição de Potencial Químico em fontes didáticas. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 10(01), 412-438. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8003

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo