Formação de professores e o relato de experiência como método de pesquisa: levantamento de teses e dissertações 2012- 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11112

Palavras-chave:

educação, ensino, formação docente

Resumo

Este artigo apresenta um inventário de teses e dissertações nacionais, resultado de um levantamento sistemático realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes a respeito do relato de experiência como método de pesquisa na e para formação docente. Como resultados, localizamos 28 dissertações e nenhuma tese. Dessas, apenas duas trouxeram definição do conceito de experiência, seis explicaram o método e seis apresentaram justificativas para seu uso. Ficou evidenciado, então, que o relato de experiência como método de pesquisa ainda é algo muito rudimentar na pesquisa acadêmica, tornando-se lacuna a ser preenchida por novos e mais densos trabalhos de pesquisa.

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Biografia do Autor

Áurea Cristina Pires Marcelino Lanfranco, Secretaria de Educação de Itapetininga, SP - Brasil

Professora do Programa de Ensino Integral da Secretária de Educação de SP. Licenciada em Física, licenciada em matemática e licenciada em pedagogia. Aperfeiçoamento em Ensino de Astronomia pela USP (2018). Especialista em Informática Aplicada à Educação pelo IFSP (2019). Mestra em Educação pela UFSCar (2022). Contribuição de autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo -

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo – Itapetininga - Brasil

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba. Contribuição de autoria: análise dos dados coletados, escrita do artigo .

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Publicado

2022-07-23

Como Citar

LANFRANCO, Áurea C. P. M. .; FORTUNATO, I. . Formação de professores e o relato de experiência como método de pesquisa: levantamento de teses e dissertações 2012- 2020 . Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11112, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11112. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11112. Acesso em: 29 mar. 2024.

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