PROGRAMA PAULISTA LER E ESCREVER E O TRABALHO DOCENTE: ENTRE ORIENTAÇÕES E PADRONIZAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.5182

Palavras-chave:

Política educacional paulista, Programa ler e escrever, Trabalho docente

Resumo

Este artigo teve como por objetivo geral identificar a concepção de docente presente no Programa Ler e Escrever, expondo algumas implicações dessa política para o trabalho do professor. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, verificou-se que as orientações e prescrições dadas aos docentes nos escritos dos documentos encaminham para a padronização do trabalho do professor, restringindo-o a instruções, dicas, sugestões, orientações. Seu trabalho é subestimado e sua função é reduzida à colaborador do material, tornando o Programa o centro do processo educacional, e o professor, coadjuvante.

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Biografia do Autor

Géssica Priscila Ramos, Universidade Federal de São Carlos – Brasil

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos e professora integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional brasileira e paulista, valorização docente, identidade da escola e do professor.

Letícia Laís da Silva, Universidade Federal de São Carlos – Brasil

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Foi bolsista no Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID por dois anos e bolsista voluntaria de Iniciação Científica da UFSCar pelo CNPq. Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Estuda o tema: Politicas Educacionais Paulista, com ênfase no Programa Ler e escrever e no trabalho docente.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

RAMOS, G. P.; SILVA, L. L. da. PROGRAMA PAULISTA LER E ESCREVER E O TRABALHO DOCENTE: ENTRE ORIENTAÇÕES E PADRONIZAÇÕES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 554-572, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.5182. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5182. Acesso em: 30 abr. 2024.

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