A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE A SERVIÇO DE FORMAR-SE PARA OS PROCESSOS ESCOLARES INCLUSIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5901

Palavras-chave:

Educação especial, Educação inclusiva, Formação continuada docente

Resumo

O presente estudo de abordagem qualitativa aborda a formação continuada de professores relacionada à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A interlocução é construída por meio de levantamento bibliográfico envolvendo a produção acadêmica da área. Faz-se a seguinte problematização: Quais conhecimentos podem caracterizar o fazer docente para os processos escolares inclusivos? Os apontamentos da literatura acadêmica manifestam que prevalecem os modos de conhecer instrumentalistas e desconexos da reflexão no espaço escolar. A partir da investigação, afirma-se como diretrizes da formação continuada docente para os processos escolares inclusivos: o trabalho colaborativo entre os agentes escolares o conhecimento pedagógico por meio da articulação entre teoria e prática; e a valorização do espaço de reflexão docente nos cotidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mayara Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Educação Especial no Colégio de Aplicação da UFRGS. Porto Alegre, RS. Pesquisadora do NEPIE-UFRGS.

Clarissa Haas, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da área de Pedagogia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Caxias do Sul, RS. Pesquisadora do NEPIE-UFRGS.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

DA SILVA, M. C.; HAAS, C. A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE A SERVIÇO DE FORMAR-SE PARA OS PROCESSOS ESCOLARES INCLUSIVOS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 465-493, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5901. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5901. Acesso em: 26 abr. 2024.