A canção e a construção do inédito viável: alternativas para o trabalho com a linguagem na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12670

Palavras-chave:

análise multissemiótica, gênero canção, prática educativa, práticas de linguagem

Resumo

Entendendo a escola como um espaço propício para debater questões sociais e pensar alternativas para o que deve ser mudado socialmente, neste artigo é apresentada uma proposta de prática educativa com práticas de linguagem envolvendo as canções Homem na estrada e Vilarejo. Como referencial teórico, apoia-se em Paulo Freire para discutir acerca de inédito viável, situações-limite e prática educativa, e em Bakhtin para discorrer sobre gêneros do discurso. Os autores baseiam-se na Base Nacional Comum Curricular para posicionar a proposta no que o documento prevê para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Para análise das canções, utilizou-se o Tetragrama de análise multissemiótica da canção proposto pelo Grupo de Estudos da Canção. As atividades e problematizações apresentadas são caminhos possíveis para balizar a prática educativa com o gênero canção integrando as práticas de linguagem: leitura/escuta, produção de textos (orais e escritos), oralidade e análise linguística/semiótica.

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Biografia do Autor

Camila Farias Fraga, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Florianópolis). Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC/Florianópolis).

Contribuição de autoria: todas as etapas do estudo e redação do texto.

Marcos Antonio Rocha Baltar, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Florianópolis).

Contribuição de autoria: todas as etapas do estudo e redação do texto.

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Publicado

2024-03-14

Como Citar

FRAGA, C. F.; BALTAR, M. A. R. A canção e a construção do inédito viável: alternativas para o trabalho com a linguagem na escola. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e12670, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.12670. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12670. Acesso em: 28 abr. 2024.