A canção e a construção do inédito viável: alternativas para o trabalho com a linguagem na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12670

Palavras-chave:

análise multissemiótica, gênero canção, prática educativa, práticas de linguagem

Resumo

Entendendo a escola como um espaço propício para debater questões sociais e pensar alternativas para o que deve ser mudado socialmente, neste artigo é apresentada uma proposta de prática educativa com práticas de linguagem envolvendo as canções Homem na estrada e Vilarejo. Como referencial teórico, apoia-se em Paulo Freire para discutir acerca de inédito viável, situações-limite e prática educativa, e em Bakhtin para discorrer sobre gêneros do discurso. Os autores baseiam-se na Base Nacional Comum Curricular para posicionar a proposta no que o documento prevê para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Para análise das canções, utilizou-se o Tetragrama de análise multissemiótica da canção proposto pelo Grupo de Estudos da Canção. As atividades e problematizações apresentadas são caminhos possíveis para balizar a prática educativa com o gênero canção integrando as práticas de linguagem: leitura/escuta, produção de textos (orais e escritos), oralidade e análise linguística/semiótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Farias Fraga, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Florianópolis). Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC/Florianópolis).

Contribuição de autoria: todas as etapas do estudo e redação do texto.

Marcos Antonio Rocha Baltar, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Florianópolis).

Contribuição de autoria: todas as etapas do estudo e redação do texto.

Referências

ANDRADE, Tayná Miranda de. Belchior tinha razão: prática educativa de análise multissemiótica com a canção AmarElo. 2022. 125f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2022.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011[1979].

BALTAR, Marcos Antonio Rocha. Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. 2. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2006.

BALTAR, Marcos Antonio Rocha; GONÇALVES, Alberto; PACHECO, Giovanna; RODRIGUES, Henrique. Oficina da canção: do maxixe ao samba-cançāo. Curitiba: Appris, 2019.

BALTAR, Marcos Antonio Rocha; FRAGA, Camila Farias; ESPÍNDOLA, Michela Ribeiro; ANDRADE, Tayná Miranda de (org.). Práticas educativas com o gênero canção na Educação Básica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

BALTAR, Marcos Antonio Rocha; BARON, Roberto; FRAGA, Camila Farias. Práticas educativas dialógicas com análise multissemiótica de canções de denúncia. Revista Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 19, n. 4, p.8570-8585, out./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/83687/52423. Acesso em: 1 mar. 2023.

BARON, Roberto. A canção de denúncia em práxis educativas democráticas e dialógicas: ensino-aprendizagem de línguas com análise multissemiótica para humanizar práticas sociais. 2022. 301f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.

CABRAL, Jaqueline Silva Moreto; BATISTA, Yuri; PIRIS, Eduardo Lopes. A canção no Livro Didático de Português: uma discussão baseada no letramento literomusical. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 12, n.1, p. 815-835, jan./jun. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342726258. Acesso em: 15 set. 2021.

FREIRE, Ana Maria A. Inédito viável. In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 263-265.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014[1968].

GERALDI, João Wanderley. (org.). O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011[1984].

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 5.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013[1991].

GREGOL, Fernando Arthur; NUNES, Daniele Rodrigues; PRADELLA, Bruna Shirley Gobi; PEREIRA, Rodrigo Acosta. Abordagem dos multiletramentos e dos gêneros do discurso multimodais na BNCC. In: COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição; KRAEMER, Márcia Adriana Dias. (org.). Uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular: compreensões subjacentes. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2019.

INFINITO ao meu redor (documentário). Realização: Phonomotor; Natura; EMI. Produção: Conspiração Filmes; Monte Criação; Samba Filmes. Rio de Janeiro, 2008. 72 minutos. Disponível em: https://youtu.be/VlCTxew_DLA. Acesso em: 8 abr. 2023.

MONTE, Marisa. Marisa Monte lança dois CDs simultaneamente. O Estado de São Paulo, São Paulo, 6 mar. 2006.

RACIONAIS das ruas de São Paulo pro mundo (documentário NETFLIX). Direção e roteiro: Juliana Vicente. Produção: Preta Portê Filmes. Coprodução: Cosa Nostra. São Paulo, 2022. 116 minutos.

ROCHA, Sílvio Rodrigo de Moura. O gênero canção em livros didáticos de literatura e língua portuguesa. Scripta, v. 14, n. 50, p. 175-203, 1º quadrimestre de 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/22511/16837. Acesso em: 16 set. 2021.

SIMÕES, Alan Caldas. Musicalidade crítica: fundamentos para uma educação musical pautada na pedagogia crítica de Paulo Freire. Curitiba: Appris, 2020.

OSOWSKI, Cecília Irene. Situações limites. In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 432-433.

Downloads

Publicado

2024-03-14

Como Citar

FRAGA, C. F.; BALTAR, M. A. R. A canção e a construção do inédito viável: alternativas para o trabalho com a linguagem na escola. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e12670, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.12670. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12670. Acesso em: 21 nov. 2024.