PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9773

Palabras clave:

Docência, Formação docente, Professoras alfabetizadoras

Resumen

Os estudos sobre as práticas pedagógicas/docentes de professores devem compor agendas atuais, pelo tema e sua relação com demandas contemporâneas, e dialogar com os saberes. Nessa perspectiva, realizamos uma investigação que objetivou compreender as aprendizagens da docência e aspectos formativos presentes nas práticas pedagógicas de três professoras alfabetizadoras de duas escolas públicas do município de Itapetinga-BA. Assim, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório, utilizando a entrevista narrativa para produção dos dados. A análise de conteúdo foi a técnica de escolha para análise do corpus da pesquisa, que considerou duas categorias: 1) aprendizagens da docência na iniciação profissional; 2) processos formativos e aprendizagem da docência. Os resultados apontaram que as aprendizagens da docência emergem na atuação profissional quando da inserção na carreira e também da formação inicial e continuada. Ainda que a formação não vem dando conta das necessidades e demandas do desafio de alfabetizar. Desse modo, a pesquisa mostrou que as lacunas impõem a necessidade de melhor apreensão do conhecimento formal pedagógico para melhor atuação na condição de alfabetizadoras.

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Biografía del autor/a

Lucimar Gracia Ferreira, Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UfsCar). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

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Publicado

2022-03-19

Cómo citar

Ferreira, L. G., Barreto, D. A. B., & Ferreira, L. G. . (2022). PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS : APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO. fólio - Revista De Letras, 13(2). https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9773

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados