PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9773Palabras clave:
Docência, Formação docente, Professoras alfabetizadorasResumen
Os estudos sobre as práticas pedagógicas/docentes de professores devem compor agendas atuais, pelo tema e sua relação com demandas contemporâneas, e dialogar com os saberes. Nessa perspectiva, realizamos uma investigação que objetivou compreender as aprendizagens da docência e aspectos formativos presentes nas práticas pedagógicas de três professoras alfabetizadoras de duas escolas públicas do município de Itapetinga-BA. Assim, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório, utilizando a entrevista narrativa para produção dos dados. A análise de conteúdo foi a técnica de escolha para análise do corpus da pesquisa, que considerou duas categorias: 1) aprendizagens da docência na iniciação profissional; 2) processos formativos e aprendizagem da docência. Os resultados apontaram que as aprendizagens da docência emergem na atuação profissional quando da inserção na carreira e também da formação inicial e continuada. Ainda que a formação não vem dando conta das necessidades e demandas do desafio de alfabetizar. Desse modo, a pesquisa mostrou que as lacunas impõem a necessidade de melhor apreensão do conhecimento formal pedagógico para melhor atuação na condição de alfabetizadoras.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 2014.
BRITO, Antônia Edna. Formação do docente alfabetizado: revelando as exigências e os desafios. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2006, Teresina/PI. Anais [...]. Teresina: Ed UFPI, 2006. p. 01-10. v. 1.
CARDOSO, Luciana Cristina; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional na Educação Infantil – aproximações no contexto escolar. Educação. Porto Alegre, v, 39, n. 2, p. 220-230, maio-go. 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/20243. Acesso em: 18 mai. 2018.
ESTEVES, José Manoel. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. 2014. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2014.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum. v. 39, Jan.-Mar., 2017, p. 79-89. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/29143. Acesso em: 03 dez. 2017.
FERREIRA, Lúcia Gracia; ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. Cartas que revelam a vida: histórias de professores iniciantes da zona rural. Práxis Educacional, v. 14, n. 30, p. 229-246, 2018. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369/3496. Acesso: 22 ago. 2019.
FERREIRA, Lúcia Gracia; ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. Cartas que revelam a vida: histórias de professores iniciantes da zona rural. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol. 6, ahead of print, 2018, p. 121-137, 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5699. Acesso: 20 set. 2019.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Memórias e a formação para a docência: trajetórias de escolarização de professores rurais iniciantes. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 1, 2020. p. 57-71. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7449. Acesso em: 13 out. 2020.
FERREIRA, Lucia Gracia. Desenvolvimento profissional docente: cotidiano e aprendizagem da docência de professores iniciantes. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p.58-80, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/508/255. Acesso em: 20 out. 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia; OLIVEIRA, Thays Marinho; XAVIER, Caroline Ferreira Leal; SILVA, Joádson Alves. Trabalho docente: dificuldades e aprendizagens no desenvolvimento profissional de professoras iniciantes. In: FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento (Org.). Educação, subjetividade e trabalho docente. Editus: Ilhéus-BA, 2021. p. 137-161.
FERREIRA, Lúcia Gracia; ABREU, Roberta Melo de Andrade. Características e desafios dos/nos anos iniciais do ensino fundamental: vozes de estagiários. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, 2021. p. 1-31. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9557. Acesso em: 20 out. 2021.
FERREIRA, Lucimar Gracia. Trajetórias de professoras alfabetizadoras: (des)encontros e (des)encantos no processo de formação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019.
FERREIRA, Lucimar Gracia; FERREIRA, Lúcia Gracia; ZEN, Giovana Cristina. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. Fólio - Revista De Letras, v. 12, n. 2. 2020. P. 283-299. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/7453. Acesso em: 20 mar. 2021.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, 2010, p. 1355-1379. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/77. Acesso em: 15 ago. 2017.
ILHA, Franciele Roos da Silva; HYPOLITO, Álvaro Moreira. O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, jun./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781. Acesso em: 30 set. 2020.
IMBERNÓN. Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação (Santa Maria), Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 33-49, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838. Acesso em: 16 maio 2018.
MOURA, Nalim; ZEN, Giovana. Professoras alfabetizadoras: desafios, experiências e práticas. fólio - Revista De Letras, v. 12, n. 2. p. 719-741, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/7294. Acesso em: 20 set. 2021.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
NÓVOA, Antônio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa, Ed. Educa,
OLIVEIRA, Thays Marinho; FERREIRA, Lúcia Gracia. Iniciação profissional de docentes da Educação Infantil: docência, aprendizagens e dificuldades. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 6, e202035, 2020. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/12101. Acesso em: 27 dez. 2020.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; FUSARI, José Cerchi; PEDROSO, Cristina Cinto Araujo; PINTO, Umberto de Andrade. Os cursos de licenciatura em Pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/128191. Acesso em: 10 dez. 2017.
PIRES, Maria das Graças Porto. FERREIRA, Lúcia Gracia; LIMA, Daniel Fernandes. Alfabetização, professor alfabetizador e prática pedagógica. Revista Letra Magna. Ano 06, n. 13, 2º Semestre de 2010. p. 3-27. Disponível em: http://www.letramagna.com/Artigo10_13.pdf. Acesso em: 12 set. 2018.
POERSCH, José Marcelino. Pode-se alfabetizar sem conhecimentos de lingüísticas? TASCA, Maria; POERSCH, José Marcelino. (Orgs.). Suportes Lingüísticos para a alfabetização. 2. ed. Porto Alegre: Sagra, 1990. p. 9-41.
SANTOS, Francisca das Chagas Cardoso do Nascimento; BRITO, Antônia Edna. Práticas de professores alfabetizadores: sobre a produção do saber e do saber-ensinar. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Anais [...]. UNICAMP – Campinas, 2012, Livro 3 – p. 7247.
SANTOS, Jurema Rosendo dos; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Professores iniciantes em situação de ausência de bem-estar: perspectivas sobre dilemas no desenvolvimento profissional. Revista Cocar. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p.347-370. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3063. Acesso em: 22 mar. 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
XAVIER, Caroline Ferreira Leal; FERREIRA, Lúcia Gracia. The difficulties faced by the teachers of child education in the beginning of career. Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 1, n. 1, e11757. p. 1-23. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/jrks/article/view/11757. Acesso em: 30 mar. 2021.
ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 fólio - Revista de Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.