Políticas Públicas e Docência no contexto da Pandemia no Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8250Keywords:
Docência, Ensino Remoto, Políticas Públicas Educacionais, Realidade AmazônicaAbstract
O estudo apresenta discussões sobre a dinâmica do ensino remoto – introduzida no curso de uma pandemia – nas instituições públicas de ensino, e os efeitos desta organização na docência, refletindo o papel das políticas públicas neste processo de mudanças e novos percursos. Utiliza-se como lócus de problematização o contexto educacional da região norte do Brasil. As discussões são fruto de uma pesquisa empírica, contemplando o uso de levantamento bibliográfico-documental, observação e aplicação de entrevistas semiestruturadas com docentes da Educação Básica por meio de formulário eletrônico. Inicialmente, contempla-se que a pandemia introduziu novas demandas e intensificou esforços, aos docentes, diante da organização da dinâmica educativa, desde a adaptabilidade às ferramentas tecnológicas disponíveis até a transposição de metodologias presenciais para o ambiente virtual, bem como ocasionou a expansão da carga horária de trabalho, desmotivação e conflitos com as famílias dos estudantes. Soma-se a isso, o enfraquecimento da oferta de formação para o novo contexto educacional. Assim, é notável que, além de ampliar os dilemas já existentes, a pandemia projetou ainda o desafio da (re)invenção do fazer docente numa atual conjuntura de crise na educação pública, com desarticulações entre as políticas públicas educacionais e o novo contexto, principalmente, no norte do Brasil.
Downloads
References
AMORIM, A. D. de; FERNANDES, M. J. da S. A formação inicial, a prática pedagógica e o processo de tornar-se professor. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 30, out./dez., 2018, p. 85-110. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4362 Acesso: 20 mar. 2021.
BRASIL/MEC. Portaria Nº 343 de 17 de março de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 Acesso em: 17 mar. 2021.
COLARES, Anselmo Alencar. A educação superior e os desafios da prática docente. Revista Exitus, v. 8, n. 1, 2018, p. 17-33. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/404 Acesso: 20 mar. 2021.
DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. 23ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FONSECA, André Dioney; SILVA, Silvio Lucas Alves da. O Neoliberalismo em Tempos de Pandemia: o Governo Bolsonaro no contexto de crise da Covid-19. Ágora, v.22, n.2, jul./dez., 2020, p. 58-75. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/view/15461 Acesso: 18 mar. 2021.
LOPES, Enildo Batista; GHEDIN, Evandro; MASCARENHAS, Suely A. do N. Desafios na formação de professores na Amazônia brasileira na perspectiva da etnomatemática. RECH – Revista Ensino de Ciências e Humanidades, v. 5, n. 2, jul./dez., 2019, p. 446-459. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/6813 Acesso em: 19 mar. 2021.
MARTINS, Lígia Márcia. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 13-31.
ORSO, Paulino José. O novo coronavírus, a pedagogia histórico-crítica, a sociedade de classes e o internacionalismo proletário. Revista Exitus, v. 10, 2020, p. 01-54. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1432 Acesso: 20 mar. 2021.
PENÍNSULA. Relatório – Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405-1.pdf Acesso: 16 mar. 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SAVIANI, Dermeval. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, v. 10, 2020, p. 1-25. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/146 Acesso: 15 mar. 2021.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Revista Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, jan./jun., 2011, p. 7-19. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/15667 Acesso: 15 mar. 2021.
SAVIANI, Dermeval. Vicissitudes e perspectivas do direito à educação no Brasil: abordagem histórica e situação atual. Educ. Soc. [online], v. 34, n. 124, 2013, p. 743-760. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v34n124/06.pdf Acesso em: 15 mar. 2021.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Avaliação educacional ou política de resultados? Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 15, set./dez. 2020a, p. 1-24. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951 Acesso: 20 mar. 2021.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, v. 12, n. 28, 2020b, p. 19-41. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157 Acesso: 20 mar. 2021.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; COLARES, Anselmo Alencar. A efetivação do direito à educação pública na Amazônia: dilemas diante de suas singularidades. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.15, 2020, p. 167-183. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2835 Acesso em: 20 mar. 2021.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; COLARES, Anselmo Alencar. A organização do trabalho pedagógico no oeste do Pará: discussões no contexto pandêmico. Revista Educar Mais, v. 5, n. 1, 2021, p. 83-98. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2119 Acesso: 20 mar. 2021.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; HORA, Dinair Leal da. Ensinar na Pandemia: dilemas atuais da docência. Revista Educação Básica em Foco (Anpae), v.1, n1, abr./jun., 2020, p. 1-6. Disponível em: https://educacaobasicaemfoco.net.br/NumeroAtual/Artigos/Ensinar-na-Pandemia-dilemas-atuais-da-docencia-Lucas-MariaLilia-Dinair.pdf Acesso: 20 mar. 2021.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; FERREIRA, Maria Antonia Vidal. Desafios da prática docente no município de Óbidos/Pará: um estudo sobre a formação de professores na Educação Básica. In: DICKMANN, I.; DICKMANN, I. (Org.). Educação Brasil 1. Chapecó: Livrologia, 2019, p. 157-166.
SOARES, Sávia Bona V. Coronavírus e a modernização conservadora da educação. In: SOARES, S. B. V. et al (Org.). Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil. Brasil: Terra Sem Amos, 2020, p. 5-14.
SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. A matrícula como direito do estudante na pandemia da Covid-19. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, jan./mar., 2021, p. 1-21. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8029 Acesso: 20 mar. 2021.
Sites consultados:
WIKIPÉDIA. A região norte do Brasil. Site, 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Norte_do_Brasil Acesso em: 20 mar. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.