Políticas Públicas e Docência no contexto da Pandemia no Norte do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8250

Palavras-chave:

Docência, Ensino Remoto, Políticas Públicas Educacionais, Realidade Amazônica

Resumo

O estudo apresenta discussões sobre a dinâmica do ensino remoto – introduzida no curso de uma pandemia – nas instituições públicas de ensino, e os efeitos desta organização na docência, refletindo o papel das políticas públicas neste processo de mudanças e novos percursos. Utiliza-se como lócus de problematização o contexto educacional da região norte do Brasil. As discussões são fruto de uma pesquisa empírica, contemplando o uso de levantamento bibliográfico-documental, observação e aplicação de entrevistas semiestruturadas com docentes da Educação Básica por meio de formulário eletrônico. Inicialmente, contempla-se que a pandemia introduziu novas demandas e intensificou esforços, aos docentes, diante da organização da dinâmica educativa, desde a adaptabilidade às ferramentas tecnológicas disponíveis até a transposição de metodologias presenciais para o ambiente virtual, bem como ocasionou a expansão da carga horária de trabalho, desmotivação e conflitos com as famílias dos estudantes. Soma-se a isso, o enfraquecimento da oferta de formação para o novo contexto educacional. Assim, é notável que, além de ampliar os dilemas já existentes, a pandemia projetou ainda o desafio da (re)invenção do fazer docente numa atual conjuntura de crise na educação pública, com desarticulações entre as políticas públicas educacionais e o novo contexto, principalmente, no norte do Brasil.

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Biografia do Autor

Lucas de Vasconcelos Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Especialista em Gestão Escolar. Graduado em Licenciatura em Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UFOPA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia, do Programa de Pós-graduação em Educação/Ufopa e do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia/PGEDA, polo Ufopa. Coordenadora Adjunta do PPGE/Ufopa e do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. É Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Bolsista do CNPq - Brasil (nº do processo 304018/2018-0).

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Publicado

2021-05-11

Como Citar

SOARES, L. de V.; COLARES, M. L. I. S. Políticas Públicas e Docência no contexto da Pandemia no Norte do Brasil. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 106-125, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i1.8250. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8250. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos