Materialismo histórico-dialético: reflexões sobre o método

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11958

Palavras-chave:

fundamentos teórico-epistemológicos, materialismo histórico-dialético, Marx

Resumo

Este texto apresenta reflexões que fundamentam o debate sobre o método materialismo histórico-dialético. O objetivo do trabalho é compreender a produção do conhecimento em Marx e suas contribuições para o campo epistemológico. Para isso, adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia buscando identificar, a partir das obras de Marx (Marx, 2013; 2011; 2008; 2004) e de outros autores (Tonet, 2013; Chasin, 2009; Netto, 2009; Duarte 2008; Marx; Engels, 2007; Kosik, 2002), as dificuldades de abordar a resolução metodológica na produção marxiana e apresentar os pressupostos basilares que permitem compreender que há um tipo de produção teórico-epistemológica nas obras marxianas e marxistas. Discorre-se sobre a questão ontológica do Ser, sobre o método e sobre a produção do conhecimento em Marx. Conclui-se que não há um caminho explicativo sobre o método, mas indicações teórico-metodológicas que expõem um quadro consistente e articulado em torno do entendimento da realidade e do Ser. Esse quadro analítico esclarece não só a ontologia do Ser e sua relação com a realidade, como, também, transforma a forma de pensar e fazer ciência na modernidade. Assim, entende-se que a teoria marxiana representa um grande salto qualitativo para a produção do conhecimento científico, visto que avança em pontos importantes para o progresso da crítica à especulação, bem como para o entendimento de categorias centrais que explicam a problemática do conhecimento e sua relação com a prática social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ilda Gonçalves Batista, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Brasil

Doutoranda em Educação pela UEPG. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais no contexto Educacional Amazônico (CONECTA). Bolsista Capes. Contribuição de autoria: autor.

Maria Sueli Correa dos Prazeres, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutora em Educação pela UEPG. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins - Cametá. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura da UFPA (PPGEDUC). Coordenadora da Linha de Políticas e Sociedades do PPGEDUC/UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais no contexto educacional amazônico (CONECTA Amazônia). Contribuição de autoria: coautor.

Referências

CHASIN, José. Método dialético. Aulas ministradas durante o curso de Pós-Graduação em Filosofia Política, promovido pelo Departamento de Filosofia e História da Universidade Federal de Alagoas, de 25/01 a 06/02/1988. [s. l.], 2010. Disponível em: https://orientacaomarxista.blogspot.com/2010/10/metodo-dialetico-jose-chasin.html?m=1. Acesso em: 23 mar. 2023, 17:04.

CHASIN, José. Marx: estatuto ontológico e resolução metodológica. São Paulo: Boitempo, 2009.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2002.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I. O processo de produção do Capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Grundisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauere Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.

NETTO, José Paulo. Introdução ao método da teoria social. In: ABEPSS. Serviço social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 667-696.

TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

Downloads

Publicado

2023-08-03

Como Citar

BATISTA, I. G.; PRAZERES, M. S. C. dos. Materialismo histórico-dialético: reflexões sobre o método. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11958, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11958. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11958. Acesso em: 18 nov. 2024.