Materialismo histórico-dialético: reflexões sobre o método

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11958

Palavras-chave:

fundamentos teórico-epistemológicos, materialismo histórico-dialético, Marx

Resumo

Este texto apresenta reflexões que fundamentam o debate sobre o método materialismo histórico-dialético. O objetivo do trabalho é compreender a produção do conhecimento em Marx e suas contribuições para o campo epistemológico. Para isso, adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia buscando identificar, a partir das obras de Marx (Marx, 2013; 2011; 2008; 2004) e de outros autores (Tonet, 2013; Chasin, 2009; Netto, 2009; Duarte 2008; Marx; Engels, 2007; Kosik, 2002), as dificuldades de abordar a resolução metodológica na produção marxiana e apresentar os pressupostos basilares que permitem compreender que há um tipo de produção teórico-epistemológica nas obras marxianas e marxistas. Discorre-se sobre a questão ontológica do Ser, sobre o método e sobre a produção do conhecimento em Marx. Conclui-se que não há um caminho explicativo sobre o método, mas indicações teórico-metodológicas que expõem um quadro consistente e articulado em torno do entendimento da realidade e do Ser. Esse quadro analítico esclarece não só a ontologia do Ser e sua relação com a realidade, como, também, transforma a forma de pensar e fazer ciência na modernidade. Assim, entende-se que a teoria marxiana representa um grande salto qualitativo para a produção do conhecimento científico, visto que avança em pontos importantes para o progresso da crítica à especulação, bem como para o entendimento de categorias centrais que explicam a problemática do conhecimento e sua relação com a prática social.

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Biografia do Autor

Ilda Gonçalves Batista, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Brasil

Doutoranda em Educação pela UEPG. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais no contexto Educacional Amazônico (CONECTA). Bolsista Capes. Contribuição de autoria: autor.

Maria Sueli Correa dos Prazeres, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutora em Educação pela UEPG. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins - Cametá. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura da UFPA (PPGEDUC). Coordenadora da Linha de Políticas e Sociedades do PPGEDUC/UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais no contexto educacional amazônico (CONECTA Amazônia). Contribuição de autoria: coautor.

Referências

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

BATISTA, I. G.; PRAZERES, M. S. C. dos. Materialismo histórico-dialético: reflexões sobre o método. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11958, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11958. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11958. Acesso em: 22 dez. 2024.