Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12889

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, propagandas televisivas

Resumo

O objetivo do presente trabalho é compreender o ponto de vista dos/das alunos/as do 9º ano do Ensino Fundamental sobre questões de gênero e sexualidade apresentadas em propagandas televisivas. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa, baseada em trabalho de campo colaborativo intervencionista. Os instrumentos de geração de dados foram: observação participante, roda de conversa, oficina temática e questionários. No total, 25 estudantes de uma escola pública, da cidade de Areia-PB, participaram do estudo, sendo 12 estudantes do sexo feminino e 13 do sexo masculino. Resultados mostraram que os/as discentes reproduziram estereótipos cristalizados, em relação às questões de gênero e sexualidade; o trabalho colaborativo permitiu aos/as alunos/as enxergarem, de forma crítica, as relações entre masculino e o feminino, apresentadas em propagandas televisivas.

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Biografia do Autor

Joseval dos Reis Miranda, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Participa do grupo de pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão.

Contribuição de autoria: administração do projeto, conceituação, escrita, investigação e análise dos resultados.

Paula Cristina Gomes, Prefeitura de Areia (PB) - Brasil

Mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Professora   de   Ensino Fundamental nos Municípios de Areia –PB e Alagoa Grande –PB. Contribuição de autoria: administração do projeto, conceituação, escrita, investigação e análise dos resultados.

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

MIRANDA, J. dos R.; GOMES, P. C. Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e12889, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.12889. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12889. Acesso em: 17 nov. 2024.