A avaliação educacional pernambucana: uma modernização por meio das lógicas da fantasia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12894

Palavras-chave:

avaliação educacional, fantasias do inconsciente, ideologia, teoria do discurso pós-estrutural

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Currículo e Docência da Universidade Federal de Pernambuco. Ao compreendermos o campo educacional como campo político, problematizamos a avaliação educacional utilizada pela rede pública pernambucana, ancoradas na ontologia política pós-estruturalista formulada pela Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2019), com a abordagem proposta por Jason Glynos e David Howarth (2018) no enfoque às lógicas da fantasia, ou fantasmáticas. Neste extrato, temos como objetivo expor as razões precárias e contingenciais pelas quais regimes e práticas avaliativas do sistema educacional pernambucano podem (ou não) se fixar aos sujeitos. Trabalhamos com objetos e condições discursivas que tornam padrões ou rotinas de articulações possíveis, em vistas à hegemonia da avaliação educacional proposta pelo Programa de Modernização da Gestão Pública - Metas para a Educação de Pernambuco. Nossos resultados, apontam a existência de construções discursivas míticas que intencionam uma hegemonia da significação do que vem a ser a função da escola, qualidade do ensino, e construção curricular. O controle ideológico sobre o discurso da avaliação educacional pernambucana, tem oferecido uma narrativa de plenitude, operando na promessa de cobrir a falta constitutiva. No entanto, aquilo que promete suprir é o que reproduz, perpetuando a condição de desejo do sujeito.

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Biografia do Autor

Divane Oliveira de Moura Silva, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Doutoranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco;  Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea. Grupo de pesquisa: Laboratório de Pesquisa em Políticas Publicas, Currículo e Docência - LAPPUC.

Contribuição de autoria: Conceitualização; Curadoria de dados; Investigação; Metodologia; Análise formal; Redação original.

Karla Wanessa Carvalho de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Doutoranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco;  Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea. Grupo de pesquisa: Laboratório de Pesquisa em Políticas Publicas, Currículo e Docência - LAPPUC.

Contribuição de autoria: Metodologia; Redação – revisão e edição; Validação. 

Kátia Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Docente Associada na Universidade Federal de Pernambuco; Brasil; Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea. Líder do Grupo de pesquisa: Laboratório de Pesquisa em Políticas Publicas, Currículo e Docência - LAPPUC.

Contribuição de autoria: Investigação; Metodologia; Análise formal; Redação – revisão e edição; Validação; Supervisão.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

SILVA, D. O. de M.; ALMEIDA, K. W. C. de; CUNHA, K. S. A avaliação educacional pernambucana: uma modernização por meio das lógicas da fantasia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e12894, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.12894. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12894. Acesso em: 21 dez. 2024.