O espaço das artes visuais na educação infantil: a base municipal curricular de Guanambi – BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13508

Palavras-chave:

artes visuais, escola pública, educação infantil, pré-escola

Resumo

O presente artigo é fruto da pesquisa “Entre conversas e visualidades: as práticas em Artes Visuais na Educação Infantil em instituições públicas da cidade de Guanambi-BA”[1], desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE, na linha de pesquisa Processos Educacionais em Artes Visuais, defendida em 2023. O recorte, ora apresentado, se concentra na análise documental da Base Municipal Curricular de Guanambi (BMCG), publicada em 2020, elaborada de acordo com as políticas públicas nacionais e estaduais em vigor, além de cuidadosa consulta à comunidade local. Nesta análise, observou-se especificamente os apontamentos referentes às Artes Visuais nas escolas de Educação Infantil/pré-escola e constatou-se que o documento reconhece as Artes Visuais como uma das linguagens infantis, portadora de conteúdos próprios. Entretanto, em seu texto ainda é possível perceber brechas que necessitam ser melhor compreendidas, ao que reafirmamos ser necessária e indispensável uma contínua nutrição estética/artística do corpo docente e gestor das instituições, de forma a permitir que as ações empíricas se estabeleçam como proposições, que potencializem a presença das Artes Visuais nos estabelecimentos de forma crítica e que atenda às necessidades de criação das crianças e também das pessoas adultas que ali se encontram.

 

[1] Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26737

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cláudia de Oliveira Freitas, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestra em Artes Visuais/UFPB; Docente da UNEB - Campus XII, coord. do Centro de Ext. e Pesq. Artístico Cultural. Integrante dos Grupos: NEPE/UNEB; GPECAE/UFPB; GPAP/Mackenzie.

Contribuição de autoria: autora principal

Fabiana Souto Lima Vidal, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Docente de Artes Visuais do Colégio de Aplicação/UFPE e do PPGAV UFPE/UFPB. Doutora e Mestre em Educação/UFPE. Licenciada em Educação Artística/Artes Plásticas - UFPE. Editora-chefe da Rev. Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação e integrante da Rede de Representantes da FAEB – PE.

Contribuição de autoria: coautora

Referências

ALBANO, Ana Angélica. Agora eu era o herói: imaginação e expressão artística na primeira infância. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 11, n. 2, p. 09 – 19, mai./ago. 2018. DOI: 10.5902/1983734833895 Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/33895. Acesso em: 17 fev. 2022.

ALBANO, Ana Angélica. Por uma pedagogia da infância através da arte. In: CAMPOS, Káti a Patrício Benevides, OLIVEIRA, Maria das Graças, BOITO, Crisliane (org.). Infância, arte e produção cultural. Estância Velha: Z Multi, 2021. p. 17 – 31. Disponível em:

https://www.zmultieditora.com.br/flipbook/deploy/pdf/e02f01362ec1ce32eacd882ba2dfcdb110da2678.pdf Acesso em: 17 fev. 2022.

BAHIA. Documento curricular referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental. Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Rio de Janeiro: FGV, 2019.

BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na Infância? São Paulo: Blucher, 2012.

BARBOSA, Ana Mae Tavares; CUNHA, Fernanda Pereira da (org.). A Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FERRAZ, Maria Heloisa Correa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Cortez, 1993.

FREITAS, Ana Cláudia de Oliveira; VIDAL, Fabiana Souto Lima. Entre Olhares... As imagens que habitam nossas escolas!. Existências In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP. 31., 2022, Recife. Anais [...]. Recife: on-line, 2022. p. 1-21. Disponível em: http//www.evem3.com.br/anais/31ENANPAP2022/4975593-ENTRE-OLHARES-AS-IMAGENS-QUE-HABITAM-NOSSAS-ESCOLAS. Acesso em: 21 nov. 2022.

GUANAMBI. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Centro de Treinamento Pedagógico. Base Municipal Curricular de Guanambi para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Modalidades de Ensino – Departamento de Ensino e Apoio Pedagógico. Guanambi: Secretaria Municipal de Educação, 2020.

GUIMARÃES, Leda. Arte, design e cultura visual do povo: uma conversa entre mulheres. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 117 – 129, jan./abr. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/74969. Acesso em: 01 out. 2021.

IAVELBERG, Rosa. Arte, infância, formação docente e cultura na escola. In: CUNHA, Susana Rangel vieira da, CARVALHO, Rodrigo Sabala de (org.). Arte Contemporânea e Educação Infantil: crianças observando, descobrindo e criando. 2. ed. ver. e ampl. Porto Alegre: Zouk, 2022. p. 115-124.

LANIER, Vincent. Devolvendo arte à arte-educação. In: BARBOSA, Ana Mae Tavares (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 43-55.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação - Abordagens Qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Formação, pesquisa e prática docente pelos territórios da arte: (re)conectar sensibilidades, (re)inventar linguagens. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda; SILVA, Greice Duarte de Brito; BIBIAN, Simone (org.). Educação Infantil, formação e prática docente nas tramas da arte: diálogos com Anna Marie Holm e Vea Vecchi. Curitiba: Appris, 2021, p. 23-35.

PEREIRA, Marcos Villela. O limiar da experiência estética: contribuições para pensar um percurso de subjetivação. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 1, v. 67, p. 183-195, jan./abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/sQFMpDZ3pfqhFYjwQVmLVQL/?lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2021.

STACCIOLI, Gianfranco. Infância e suas linguagens. In: GOBBI, Marcia Aparecida; PINAZZA, Mônica Apezzatto (org.). Infâncias e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2015, p. 95-126.

Downloads

Publicado

2024-07-18

Como Citar

FREITAS, A. C. de O.; VIDAL, F. S. L. O espaço das artes visuais na educação infantil: a base municipal curricular de Guanambi – BA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e13508, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.13508. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13508. Acesso em: 12 out. 2024.