O espaço das artes visuais na educação infantil: a base municipal curricular de Guanambi – BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13508

Palavras-chave:

artes visuais, escola pública, educação infantil, pré-escola

Resumo

O presente artigo é fruto da pesquisa “Entre conversas e visualidades: as práticas em Artes Visuais na Educação Infantil em instituições públicas da cidade de Guanambi-BA”[1], desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE, na linha de pesquisa Processos Educacionais em Artes Visuais, defendida em 2023. O recorte, ora apresentado, se concentra na análise documental da Base Municipal Curricular de Guanambi (BMCG), publicada em 2020, elaborada de acordo com as políticas públicas nacionais e estaduais em vigor, além de cuidadosa consulta à comunidade local. Nesta análise, observou-se especificamente os apontamentos referentes às Artes Visuais nas escolas de Educação Infantil/pré-escola e constatou-se que o documento reconhece as Artes Visuais como uma das linguagens infantis, portadora de conteúdos próprios. Entretanto, em seu texto ainda é possível perceber brechas que necessitam ser melhor compreendidas, ao que reafirmamos ser necessária e indispensável uma contínua nutrição estética/artística do corpo docente e gestor das instituições, de forma a permitir que as ações empíricas se estabeleçam como proposições, que potencializem a presença das Artes Visuais nos estabelecimentos de forma crítica e que atenda às necessidades de criação das crianças e também das pessoas adultas que ali se encontram.

 

[1] Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26737

 

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Biografia do Autor

Ana Cláudia de Oliveira Freitas, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestra em Artes Visuais/UFPB; Docente da UNEB - Campus XII, coord. do Centro de Ext. e Pesq. Artístico Cultural. Integrante dos Grupos: NEPE/UNEB; GPECAE/UFPB; GPAP/Mackenzie.

Contribuição de autoria: autora principal

Fabiana Souto Lima Vidal, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Docente de Artes Visuais do Colégio de Aplicação/UFPE e do PPGAV UFPE/UFPB. Doutora e Mestre em Educação/UFPE. Licenciada em Educação Artística/Artes Plásticas - UFPE. Editora-chefe da Rev. Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação e integrante da Rede de Representantes da FAEB – PE.

Contribuição de autoria: coautora

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

FREITAS, A. C. de O.; VIDAL, F. S. L. O espaço das artes visuais na educação infantil: a base municipal curricular de Guanambi – BA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e13508, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.13508. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13508. Acesso em: 21 nov. 2024.