As publicações acerca da Ciência Aberta na base de dados ERIC: um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13783

Palavras-chave:

Ciência Aberta, ERIC, estado da arte, pesquisa científica, produção do conhecimento

Resumo

O movimento com o qual a Ciência Aberta está relacionada vem ganhando adeptos no mundo todo. O objetivo desse artigo foi construir um inventário das produções científicas indexadas na base de dados internacional ERIC no que concerne à Ciência Aberta no interstício entre 2019 e 2023. O percurso metodológico amparou-se na pesquisa denominada Estado da Arte. As buscas no portal deram-se no dia 12 de setembro utilizando o descritor “open science” na mencionada base. Desse itinerário, resultaram 19 trabalhos que foram analisados neste estudo. Os resultados mostraram que a Ciência Aberta é um movimento que vem ganhando força na última década e que tem como finalidade compartilhar o saber de forma ampliada para que possa permitir a replicabilidade de pesquisas como artifício indispensável para ressignificar a realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Aparecida Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Brasil

Pós-Doutoranda na Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará no Campus Sobral. Bolsista de Pós-doutorado Junior (CNPQ). Membro do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Pós-Doutora na Universidade Estadual do Ceará.  Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé da Universidade Estadual do Ceará (FECISC/UECE).

Francinalda Machado Stascxak, Prefeitura Municipal de Fortaleza - Brasil

Docente da Rede Municipal de Fortaleza. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação –UECE; Mestra em Educação (PPGE-UECE). Membro do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Referências

ALBAGLI, Sarita. Ciência Aberta como instrumento de democratização do saber. Editorial. Trabalho, Educação e Saúde, v. 15, n. 3, 2017. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00093. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/NjMd4mXhD43CKqXPcZKrmjj/?lang=pt. Acesso em: 19 jun. 2024.

CLARIVATE. Web of Science, 2022. Disponível em: https://clarivate.com/webofsciencegroup/solutions/web-of-science/. Acesso em: 18 jun. 2024.

COOK, Bryan; LLOYD, John Wills; THERRIEN, William John. Open science in the field of emotional and behavioral disorders. Education and Treatment of Children, v. 42, n. 4, p. 579-600, 2019. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/26797143. Acesso em: 17 de jun. 2024.

COOK, Bryan; JOHNSON, Austin; MAGGIN, Daniel; THERRIEN, William; BARTON, Erin; LLOYD, Jonh Wills; REICHOW, Brian; TALBOTT, Elizabeth; TRAVERS, Jasson. Open science and single-case design research. Remedial and Special Education, v. 43, n. 5, p. 359-369, 2022a. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0741932521996452 Acesso em: 12 jun. 2024.

COOK, Bryan; FLEMING, Jesse; HART, Sara; LANE, Kathleen Lynne; THERRIEN, William John; VAN DIJK, Wilhelmina; WILSON, Sarah Emily. A How-To Guide for Open-Science Practices in Special Education Research. Remedial Spec Educ, v. 43, n. 4, p. 270-280, 2022b. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36052401/. Acesso em 17 jun. 2024.

CROSSETTI, Maria da Graça Oliveira; SILVA, Carolina Giordani da. Ciência Aberta: o limite entre o saber e o poder do conhecimento. Editorial. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, 2021. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rgenf/a/xWLYvvqn5HCBLRTqhvHFfYH/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em: 29 jun. 2024.

CZERWONOGORA, Ada; RODÉS, Virginia. Praxis: Open Educational Practices and Open Science to face the challenges of critical Educational Action Research. Open Praxis, v.11, n 4, p. 381–396, 2019. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1251297.pdf Acesso em: 12 jun. 2024.

DÍAZ, Inmaculada Clotilde Santos; CALVILLO, María Juárez; IBÁÑEZ, Ester Trigo. Motivación por la lectura académica de futuros docentes. Educação & Formação, v. 6, n. 1, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2448-35832021000100053&script=sci_arttext Acesso em: 12 jun. 2024.

ELSEVIER. Scopus. 2021. Disponível em: https://www-elsevier-com.ez76.periodicos.capes.gov.br/__data/assets/pdf_file/0017/114533/Scopus-fact-sheet-2022_WEB.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024.

ERIC. Educational Resources Information Center, 2022. Disponível em: https://eric.ed.gov/?faq-content. Acesso em: 18 jun. 2024.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?f. Acesso em: 17 de jun. 2024.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. The use of microlearning in the educational field: an overview of worldwide scientific production. Edutec, Revista Electrónica de Tecnología Educativa, n. 88, p. 7-23, 2024. Disponível em: http://edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/3123 Acesso em: 12 jun. 2024.

FLEMING, Jesse; WILSON, Sarah Emily; HART, Sara; THERRIEN, William; COOK, Bryan. Open Accessibility in Education Research: Enhancing the Credibility, Equity, Impact, and Efficiency of Research. Educational Psychologist, v, 56, n. 2 p. 110-121 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22open+science%22&pr=on&ff1=dtySince_2019&ff2=pubJournal+Articles&pg=2&id=EJ1295401 Acesso em: 12 jun. 2024.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FOSTERPLUS. Manual de formação em Ciência Aberta. Introdução ao manual. Lion: GitBook, 2019. Disponível em: https://foster.gitbook.io/manual-de-formacao-em-ciencia-aberta/01introducao. Acesso em: 04 jun. 2024.

GRAHE, Jon; CUCCOLO, Kelly; LEIGHTON, Dana; ALVAREZ, Cramblet Leslie. Open Science promotes diverse, just, and sustainable research and educational outcomes. Psychology Learning and Teaching, v. 19, n. 1, p. 5-20, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1475725719869164. Acesso em: 17 de jun. 2024.

HECK, Tamara; PETERS, Isabella; MAZARAKIS, Athanasios; SCHERP, Ansgar; BLÜMEL, Ina. Open Science Practices in Higher Education: Discussion of Survey Results from Research and Teaching Staff in Germany. Education for Information, v. 36 n. 3 p. , 301-323, 2020. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22open+science%22&pr=on&ff1=dtySince_2019&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ1269837. Acesso em: 12 jun. 2024.

HEISE, Christian; PEARCE, Joshua. From Open Access to Open Science: The Path from Scientific Reality to Open Scientific Communication. SAGE Open, v. 10, n. 2, 2020. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22open+science%22&pr=on&ff1=dtySince_2019&ff2=pubJournal+Articles&pg=2&id=EJ1259610. Acesso em: 12 jun. 2024.

MAYO-WILSON, Evan; GRANT, Sean; SUPPLEE; Lauren. Clearinghouse Standards of Evidence on the Transparency, Openness, and Reproducibility of Intervention Evaluations. Prevention Science, v 23, n,5, p. 774–786, 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9283145/ Acesso em: 12 jun. 2024.

MANCO, Alejandra. A landscape of open science policies research. SAGE Open, v. 12, n. 4, p. 21582440221140358, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/21582440221140358 Acesso em: 12 jun. 2024.

SCHNEIDER, Jürgen; BACKFISCH, Iris; LACHNER, Andreas. Facilitating open science practices for research syntheses: PreregRS guides preregistration. Research Synthesis Methods, v. 13, p. 284-289, 2022. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/jrsm.1540. Acesso em 12 jun. 2024.

SMITH, Kendal; MAKEL, Matthew. Open Science: a candid conversation. Journal of Advanced Academics, v. 30, n. 2, p. 111-123, 2019. DOI: 10.1177%2F1932202X19829750. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0098628320901372. Acesso em: 17 jun. 2024.

SPINAK, Ernesto. Periódicos que aumentaram o valor da APC receberam mais artigos. SciELO em Perspectiva, São Paulo, 22 maio 2019. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2019/05/22/periodicos-que-aumentaram-o-valor-da-apc-receberam-mais-artigos/#.YsLJn3bMLIU. Acesso em: 04 jun. 2024.

STEINHARDT, Isabel. Learning Open Science by doing Open Science: a reflection of a qualitative research Project-Based Seminar. Education for Information, v. 36, n. 3, p. 263-279, 2020. DOI: 10.3233/EFI-190308. Disponível em: https://content.iospress.com/articles/education-for-information/efi190308. Acesso em: 17 jun. 2024.

SUPPLEE, Lauren; AMMERMAN, Robert; DUGGAN, Anne; LIST, John; SUSKIND, Dana. The Role of Open Science Practices in Scaling Evidence-Based Prevention Programs. Prevention Science, v. 23, n, 5, p. 799-808, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34780008/. Acesso em: 12 jun. 2024.

VAN DIJK,Wilhelmina; SCHATSCHNEIDER, Christopher; HART, Sara. Open Science in Education Sciences. Journal of Learning Disabilities, n. 54, v. 2, p. 139–152, 2021. DOI: 10.1177/0022219420945267. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022219420945267. Acesso em: 17 jun. 2024.

VAN DRIEL, Sharisse; JARODZKA, Halszka; CRASBORN, Frank; VAN STRIEN, Johan; BRAND-GRUWEL, Saskia. Capturing and Characterizing Teachers' Noticing as Basis for Their Classroom Management in Different Career Stages: A Data Paper. International Journal of Research & Method in Education, v, 46 n, 3, p. 313-325, 2023. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22open+science%22&pr=on&ff1=dtySince_2019&ff2=pubJournal+Articles&pg=2&id=EJ1388500. Acesso em: 12 jun. 2024.

WENTZEL, Kathryn. Open science reforms: strengths, challenges, and future directions. Educational Psychologist, n. 56, v. 2, p. 161-173, 2021. DOI: 10.1080/00461520.2021.1901709. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00461520.2021.1901709. Acesso em: 17 jun. 2024.

WOOD, John. The Open Science Movement. School Science Review, v. 102, n. 378, p. 35-37, 2020. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22science+open%22&ff1=dtySince_2018&ff2=pubJournal+Articles&id=EJ1269318. Acesso em: 17 jun. 2024

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

COSTA, M. A. A. da; NASCIMENTO, K. A. S. do; STASCXAK, F. M. As publicações acerca da Ciência Aberta na base de dados ERIC: um estado da arte. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e13783, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.13783. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13783. Acesso em: 21 nov. 2024.