As publicações acerca da Ciência Aberta na base de dados ERIC: um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13783

Palavras-chave:

Ciência Aberta, ERIC, estado da arte, pesquisa científica, produção do conhecimento

Resumo

O movimento com o qual a Ciência Aberta está relacionada vem ganhando adeptos no mundo todo. O objetivo desse artigo foi construir um inventário das produções científicas indexadas na base de dados internacional ERIC no que concerne à Ciência Aberta no interstício entre 2019 e 2023. O percurso metodológico amparou-se na pesquisa denominada Estado da Arte. As buscas no portal deram-se no dia 12 de setembro utilizando o descritor “open science” na mencionada base. Desse itinerário, resultaram 19 trabalhos que foram analisados neste estudo. Os resultados mostraram que a Ciência Aberta é um movimento que vem ganhando força na última década e que tem como finalidade compartilhar o saber de forma ampliada para que possa permitir a replicabilidade de pesquisas como artifício indispensável para ressignificar a realidade.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Brasil

Pós-Doutoranda na Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará no Campus Sobral. Bolsista de Pós-doutorado Junior (CNPQ). Membro do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Pós-Doutora na Universidade Estadual do Ceará.  Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé da Universidade Estadual do Ceará (FECISC/UECE).

Francinalda Machado Stascxak, Prefeitura Municipal de Fortaleza - Brasil

Docente da Rede Municipal de Fortaleza. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação –UECE; Mestra em Educação (PPGE-UECE). Membro do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

COSTA, M. A. A. da; NASCIMENTO, K. A. S. do; STASCXAK, F. M. As publicações acerca da Ciência Aberta na base de dados ERIC: um estado da arte. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e13783, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.13783. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13783. Acesso em: 3 dez. 2024.