ARTE-EDUCAÇÃO E COMPUTADOR: TENDÊNCIAS E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7051

Palavras-chave:

Arte-Educação , Computador , Escola , Abordagens didático-pedagógicas

Resumo

O artigo busca compreender os desafios e as tendências no que diz respeito à sensibilização e articulação do computador para o ensino de Arte. Temos como horizonte as seguintes problematizações: Quais são os desafios e as tendências contemporâneas à articulação entre arte-educação-computador para os cenários de aprendizagem em Arte? Quais são os discursos e as preocupações presentes nas dissertações e teses produzidas na esfera da arte-educação e computador? Que percepções os professores têm em relação às experiências com o uso do computador nas aulas de Arte? Se as tecnologias nas interfaces da linguagem artística, da produção cultural e da vida cotidiana não cessam de nos provocar, por meio de práticas sociais e interações no mundo, quais questões emergem desse universo dialógico do conhecimento? Trata-se de uma pesquisa hermenêutica que propõe rastrear as produções referentes ao campo da arte-educação e computador, problematizando as tradições e instrumentos culturais e suas articulações nas escolas. Após um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), para compreender as produções do campo, realizamos um estudo exploratório que levou em consideração as concepções de três professores que atuam em escolas e descrevem o horizonte da arte-educação nos cenários de uso do computador. Concluímos que o uso do computador para a criação artística no cotidiano escolar pode contribuir para o aperfeiçoamento didático da arte- educação pelo acesso às redes digitais, mas é na questionabilidade da experiência prática e no esforço educacional da reinvenção humana que o conhecimento das narrativas estéticas e da produção cultural ganha novas dimensões formativas e sociais.

Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle - Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS, na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Mestre em Educação pela Universidade La Salle (2020). Participante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq.

Carla Milbradt, Universidade La Salle - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade La Salle (2020). Participante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASSALE/ CNPq.

Elaine Conte, Universidade La Salle - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE). Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores -GEFFOP/CNPq.

Referências

ANDRADE JÚNIOR, Anselmo Rodrigues de. Conheço, entendo, logo crio: arte digital e as narrativas sobre o processo criativo dos acadêmicos do curso de licenciatura em artes visuais – UEPG. 2014. 226f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2014.

BAHIA, Ana Beatriz. Jogando arte na Web: educação em museus virtuais. 2008. 401f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

BARCELOS, Fátima Pinheiro de. O uso das tecnologias informatizadas no Ensino fundamental I: o uso do computador no ensino das artes visuais. 2002. 125f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

BEDIM, Acácia Aparecida Pinto. O ensino de conceitos geométricos no 2º ano do Ensino Fundamental usando a Webquest Viajando nas Obras de Arte. 2011. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2011.

BULHÕES, Maria Amelia. Transterritórios: campo da arte e internet. Visualidades, Goiânia,
v. 8, p. 11-22, 2010.

CAMPELLO, Sheila Maria Conde Rocha. Arteduca: uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em rede. 2013. 313f. Tese (Doutorado em Arte) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

CASTRO, Rosana Andréa Costa de. Tecnologias de Informação e Comunicação: implicações da imagem digital para arte/educação contemporânea. 2008. 106f. Dissertação (Mestrado em Arte) - Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

COSTA, Júlio Caetano. Vjedu – vídeo-jockey educativo: um software interativo para o visitante de uma exposição de arte. 2011. 126f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

FERREIRA JÚNIOR, Angelino Gomes. Os limites e possibilidades do emprego de multimídias no ensino de arte no Município de Abaetetuba/Pará. 2009. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.

FLUSSER, Vilém. O Universo das imagens técnicas. Elogio da superficialidade. Coimbra: Annablume, 2012.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. 7. ed. Petrópolis: Vozes, Bragança Paulista: EDUSF, 2005.

HARDAGH, Cláudia Coelho. Redes Sociais Virtuais: uma proposta de Escola Expandida. 2009. 157f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

LOYOLA, Geraldo Freire. me adiciona.com. Ensino de Arte+Tecnologias Contemporâneas+Escola Pública. 2009. 148f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

ROSA, Maria Cristina da. A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a Distância. 2004. 187f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

SALLES, Beatriz. Rede social com música, arte e tecnologia. 2014. 171f. Tese (Doutorado em Arte) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

SAMPAIO-RALHA, Jurema Luzia de Freitas. A utilização de linguagem vrml na Educação à distância em arte. 2003. 244f. Dissertação (Mestrado em Arte) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2003.

SANTOS, Cesar Augusto Baio. Da imersão à performatividade: vetores estéticos da obra- dispositivo. 2011. 219f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

SANTOS, Moises Lucas dos. Arte-educação e tecnologia no ensino médio: reflexões a partir da proposta triangular. 2006. 162f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

SIQUEIRA, Paula Monteiro. Cinema digital e educação: novas formas de percepção Estética no século XXI. 2015. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

XAVIER, Cleber Cardoso. Escolas parque de Brasília: uso do laboratório de informática pelos professores de arte. 2013. 150f. Dissertação (Mestrado em Arte) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Habowski, A. C., Milbradt, C., & Conte, E. (2020). ARTE-EDUCAÇÃO E COMPUTADOR: TENDÊNCIAS E DESAFIOS. Práxis Educacional, 16(43), 515-541. https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7051