ARTE-EDUCAÇÃO E COMPUTADOR: TENDÊNCIAS E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7051

Palavras-chave:

Arte-Educação , Computador , Escola , Abordagens didático-pedagógicas

Resumo

O artigo busca compreender os desafios e as tendências no que diz respeito à sensibilização e articulação do computador para o ensino de Arte. Temos como horizonte as seguintes problematizações: Quais são os desafios e as tendências contemporâneas à articulação entre arte-educação-computador para os cenários de aprendizagem em Arte? Quais são os discursos e as preocupações presentes nas dissertações e teses produzidas na esfera da arte-educação e computador? Que percepções os professores têm em relação às experiências com o uso do computador nas aulas de Arte? Se as tecnologias nas interfaces da linguagem artística, da produção cultural e da vida cotidiana não cessam de nos provocar, por meio de práticas sociais e interações no mundo, quais questões emergem desse universo dialógico do conhecimento? Trata-se de uma pesquisa hermenêutica que propõe rastrear as produções referentes ao campo da arte-educação e computador, problematizando as tradições e instrumentos culturais e suas articulações nas escolas. Após um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), para compreender as produções do campo, realizamos um estudo exploratório que levou em consideração as concepções de três professores que atuam em escolas e descrevem o horizonte da arte-educação nos cenários de uso do computador. Concluímos que o uso do computador para a criação artística no cotidiano escolar pode contribuir para o aperfeiçoamento didático da arte- educação pelo acesso às redes digitais, mas é na questionabilidade da experiência prática e no esforço educacional da reinvenção humana que o conhecimento das narrativas estéticas e da produção cultural ganha novas dimensões formativas e sociais.

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Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle - Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS, na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Mestre em Educação pela Universidade La Salle (2020). Participante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq.

Carla Milbradt, Universidade La Salle - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade La Salle (2020). Participante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASSALE/ CNPq.

Elaine Conte, Universidade La Salle - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE). Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores -GEFFOP/CNPq.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

HABOWSKI, A. C.; MILBRADT, C.; CONTE, E. ARTE-EDUCAÇÃO E COMPUTADOR: TENDÊNCIAS E DESAFIOS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 515-541, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.7051. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7051. Acesso em: 24 abr. 2024.